Durante solenidade realizada no Palácio do Planalto na terça-feira, 3 de junho de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o repasse de R$ 825,7 milhões do Fundo Amazônia ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O investimento será aplicado ao longo de 60 meses com foco na intensificação das ações de controle do desmatamento ilegal na Amazônia, incluindo a aquisição de helicópteros blindados, drones de última geração e construção de helipontos e bases operacionais em pontos estratégicos da floresta.
A cerimônia marcou o lançamento de medidas ambientais em antecipação ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Na ocasião, Lula também assinou decretos que estabelecem três novas unidades federais de conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) da Foz do Rio Doce, no Espírito Santo, e duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável no município de Pinhão, no Paraná. As novas áreas terão funções de preservação ecológica e de estímulo a práticas sustentáveis por comunidades tradicionais.
A APA da Foz do Rio Doce, com 45.417 hectares nos municípios capixabas de Linhares e Aracruz, visa proteger ecossistemas impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015, e abriga espécies ameaçadas como a tartaruga-de-couro e o mero. Já as reservas paranaenses Faxinal São Roquinho e Faxinal Bom Retiro, com 1.231,50 e 1.576,54 hectares, respectivamente, visam conservar florestas de araucárias e garantir a subsistência das comunidades faxinalenses. O evento também incluiu a assinatura de decretos voltados à biodiversidade, recifes de coral, áreas protegidas da Amazônia e redefinição dos limites do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional