Mais de mil profissionais atuantes em inovação na gestão pública participam do Convergência 2025, realizado em Belo Horizonte entre os dias 2 e 4 de junho. É a primeira vez que o evento ocorre em Minas Gerais, sob coordenação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Considerado um dos principais encontros sobre inovação pública no país, o Convergência tem como proposta fortalecer práticas inovadoras e fomentar a troca de experiências entre diferentes instituições.
A cerimônia de abertura ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 2, no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal. A programação se estende também à sede da Prefeitura e ao Palácio das Artes, com mais de 150 atividades como palestras, oficinas, mesas redondas, além de ações culturais e encontros de laboratórios de inovação. Esta é a terceira edição do evento, que já foi sediado no Rio de Janeiro (RJ) e em São Luís (MA). A subsecretária do Escritório Central de Inovação e Automatização da Seplag-MG, Ana Flávia Morais, destacou a importância da inovação como ferramenta de transformação da gestão pública. A organização conta com apoio da rede Conexão Inovação Pública, da Prefeitura de Belo Horizonte, do Liods-MG (Laboratório de Inovação do TRE-MG) e da Comunidade Linguagem Simples Brasil.
Durante a programação, serão revelados os vencedores do 5º Prêmio Conexão Inova. A Seplag-MG concorre com dois projetos: “Transferência Digital de Veículos”, na categoria Serviços Públicos, e “Automatiza.MG”, na categoria Transformação Digital. O diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, ressaltou o número expressivo de mais de 2,2 mil inscrições, evidenciando o interesse nacional em práticas que promovam melhorias e soluções criativas para os serviços públicos.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Minas
Foto: Seplag / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional