Dez mulheres de Carvalhópolis participaram, entre os dias 26 e 30 de maio, do Curso de Derivados do Leite, realizado no Clube Cultural e Recreativo por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Senar. A capacitação abordou desde técnicas de higienização e análise do leite até a produção de queijos, requeijão de corte, iogurtes saborizados, doces de leite e outras variações artesanais.
A iniciativa faz parte da política de fortalecimento da agricultura familiar e da valorização da produção local. Segundo a secretária de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Abastecimento, Ludmilla Caproni Morais, o curso visa agregar valor aos produtos feitos no município, gerando renda, empreendedorismo e qualidade de vida para as produtoras.
A Prefeitura e o Senar já realizaram outras capacitações, como o curso de polpa de frutas, e o próximo será voltado à produção de doces e salgados. A secretária reforça que novas turmas podem ser abertas mediante demanda da população:
“Para fazer novos cursos, basta o interesse da população. Toda vez que a gente montar uma turminha com 10 cidadãos interessados em aprender, seja na área do queijo, doces ou salgados, basta solicitar à secretaria que nós iremos providenciar”, afirmou Ludmilla.
Como forma de ampliar o conhecimento prático das participantes, a secretaria também está organizando uma visita técnica à Serra da Canastra, uma das principais regiões produtoras de queijo artesanal do Brasil, para que as agricultoras conheçam novas técnicas e modelos de negócio.
A ação reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável do meio rural e o empoderamento feminino por meio do conhecimento e da produção local.
Por Leonardo Souza
Com as informações e foto: Prefeitura de Carvalhópolis
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional