O presidente Lula e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançaram um novo programa que vai reduzir a espera por médicos especialistas no Sistema Único de Saúde na sexta-feira (30). O programa Agora Tem Especialistas tem a meta de ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias.
“Não é possível brincar com a sorte da pessoa, porque a gente sabe que a doença, se não for tratada, vai se agravar. Minha obsessão é fazer com que o Agora Tem Especialistas e o Brasil Sorridente cheguem até as pessoas”, destacou Lula no lançamento do programa.
Também nesta semana, 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte serão beneficiadas pelo primeiro trecho do Ramal do Apodi, obra que faz parte da Transposição do Rio São Francisco. E antes de entregar o ramal, o presidente Lula assinou a ordem de serviço para duplicar a capacidade de bombeamento, em Salgueiro, Pernambuco. A obra faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O investimento é de mais de R$ 491 milhões.
A semana trouxe ainda benefícios para o agricultor. O Programa Solo Vivo foi lançado pelo Governo Federal, em Mato Grosso, com o objetivo de recuperar o solo de pequenas propriedades, melhorar a produção e transformar a vida de quem vive da terra. Além disso, o presidente Lula assinou a criação de um assentamento que beneficia mais de 400 famílias de trabalhadores rurais. A iniciativa faz parte do programa Terra da Gente, criado para acelerar a reforma agrária e estruturar áreas rurais em todo o País.
No setor econômico, o IBGE divulgou que a economia brasileira cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano. E na geração de emprego, o contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado atingiu patamar recorde de 39,6 milhões, segundo a Pnad Contínua do IBGE. Já o Novo Caged, do Ministério do Trabalho, registrou em abril o maior saldo positivo de vagas formais para o mês da série histórica.
A semana teve ainda o início da devolução de recursos descontados indevidamente de aposentados do INSS, a entrada dos Correios para ajudar no atendimento presencial para quem tem dificuldade de lidar como Meu INSS e o disque 135. O ministro da Previdência disse que pretende concluir toda a devolução até o final do ano.
Fonte e foto: Agência Gov
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional