A economia brasileira teve crescimento de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, na comparação com o último trimestre de 2024, segundo dados divulgados na sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O principal motor desse desempenho foi a agropecuária, que registrou um avanço expressivo de 12,2%, liderando a alta entre os setores econômicos.
Também houve crescimento no setor de serviços (0,3%), o que contribuiu para o desempenho positivo do Produto Interno Bruto (PIB). Já a indústria não apresentou destaque nesse trimestre específico.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, celebrou o resultado e atribuiu o bom desempenho do agro ao fortalecimento das políticas públicas:
“É a força da economia brasileira puxada pela agropecuária. Fruto de um trabalho de investimento no Plano Safra recorde e ampliação das oportunidades comerciais”, declarou.
Comparativo com 2024
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB brasileiro cresceu 2,9%, sendo que a agropecuária avançou 10,2%, impulsionada por uma safra robusta e maior produtividade no campo.
De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), entre os produtos que contribuíram para o crescimento no trimestre estão:
- Soja: +13,3%
- Milho: +11,8%
- Arroz: +12,2%
- Fumo: +25,2%
Acumulado em 12 meses
O PIB acumulado nos quatro trimestres encerrados em março de 2025 cresceu 3,5% em relação aos quatro trimestres anteriores. O crescimento foi composto por:
- Agropecuária: +1,8%
- Indústria: +3,1%
- Serviços: +3,3%
- Impostos sobre produtos líquidos de subsídios: +5,2%
Perspectiva
O forte desempenho do agro reforça a posição do setor como pilar central da economia nacional. O avanço da produção agrícola, aliado a políticas de incentivo e expansão dos mercados internacionais, tem colocado o Brasil em posição de destaque no cenário global, com reflexos diretos no crescimento econômico do país.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Agência Gov / Via Mapa
Foto: Tom Fisk / Pexels
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional