A primeira grande frente fria do ano chegou ao Brasil nesta quarta-feira (28), avançando pela região Sul e provocando transtornos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. De acordo com a agência Nottus, o sistema de ar polar que impulsiona a queda de temperatura deve se intensificar e permanecer até a próxima terça-feira (3), sendo reforçado por uma nova massa de ar frio nos próximos dias.
O frio veio acompanhado de fortes chuvas, que causaram alagamentos e danos em pelo menos cinco municípios gaúchos. Apesar dos prejuízos, o Corpo de Bombeiros não registrou vítimas fatais até o momento. Em Cacequi, uma ponte que liga o município a São Vicente do Sul desabou parcialmente. Já em São Borja, na fronteira com a Argentina, a prefeitura decretou situação de emergência devido aos danos provocados pelo temporal.
Com o avanço da massa de ar polar, outras regiões do país também sentirão os efeitos da queda brusca nas temperaturas. Capitais como Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho devem registrar, nesta sexta-feira (30), o dia mais frio do ano até agora.
As autoridades seguem em alerta e orientam a população a redobrar os cuidados, principalmente nas áreas afetadas por alagamentos e em situação de risco. Equipes da Defesa Civil e de serviços municipais trabalham na recuperação de estradas e assistência aos moradores atingidos.
Por Juliana Carvalho
Com informações da CNN
Foto: Freepik