Com o objetivo de reforçar a importância da segurança viária, foi realizada uma ação educativa na manhã de sexta-feira, 23 de maio, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Vigilância Epidemiológica e a Polícia Militar. A atividade integrou as ações do movimento Maio Amarelo e contou com a colaboração de alunos da rede pública municipal de ensino.
Durante a mobilização, os estudantes participaram de um pitstop informativo, em que foram entregues panfletos e exibidos cartazes e placas com mensagens de conscientização voltadas aos motoristas. A proposta da campanha foi abordar diretamente os condutores que transitavam pelo local, chamando atenção para atitudes responsáveis no trânsito.
O movimento Maio Amarelo tem como propósito destacar a necessidade de reduzir os índices de acidentes e vítimas nas vias, promovendo uma reflexão global sobre comportamentos mais seguros por parte de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. A escolha da cor amarela está relacionada ao seu simbolismo de advertência e sinalização no trânsito.
A atividade destacou a relevância de ações simples, como respeitar a sinalização, utilizar o cinto de segurança, manter a velocidade regulamentar e evitar o uso do celular ao dirigir. Tais práticas são fundamentais para preservar vidas e tornar o tráfego mais seguro e humano.
A presença de crianças e adolescentes na iniciativa demonstra o compromisso com a formação de uma nova geração de condutores e pedestres conscientes, além de contribuir para a disseminação das orientações de segurança no ambiente familiar.
Por Eduardo Souza
Com informações e foto: Prefeitura Municipal de Areado
