Com grande satisfação, Aiuruoca celebra o excelente desempenho de seus produtores no 3º Concurso Regional de Queijos Artesanais da Mantiqueira de Minas, realizado no último sábado, 17 de maio, durante o III Festival Regional do Queijo, em Itamonte.
O município brilhou na competição, mostrando a força da produção artesanal local. O Queijo Goa, produzido pelo Dr. Guilherme Arantes Rosa Maciel, foi premiado com o 1º lugar na Categoria 2 (maturação acima de 90 dias), enquanto o Queijo Aiuruoca, do Sr. Arnaldo Ferreira Borges, conquistou a medalha de bronze na mesma categoria. As premiações são reflexo da excelência, autenticidade e tradição dos queijos feitos em nossa terra.
As conquistas de Guilherme e Arnaldo colocam Aiuruoca entre os grandes nomes da produção queijeira artesanal da região e reforçam o potencial do município nesse setor, que alia saberes tradicionais, qualidade e identidade local.
O sábado foi um dos momentos mais aguardados do festival, que contou com a presença de produtores, apreciadores e especialistas do setor. A competição foi dividida em duas categorias:
Categoria 1 – Maturação de 14 a 30 dias:
- 1º lugar: Alexandre Renato Fonseca – Itamonte – Queijaria Dom Carmelo
- 2º lugar: Neiva Mendes Romanelli – Itamonte – Perroni Queijos
- 3º lugar: Bernardino Alvarenga e Galeno Alvarenga Jr. – Itamonte – Fazenda Conquista
Categoria 2 – Maturação acima de 90 dias:
- 1º lugar: Guilherme Arantes Maciel – Aiuruoca – Fazenda da Lage (Queijo Goa)
- 2º lugar: Alexandre Fonseca e Renato Fonseca – Itamonte – Queijaria Dom Carmelo
- 3º lugar: Arnaldo Ferreira Borges – Aiuruoca – Queijo Aiuruoca
O prefeito de Aiuruoca, Erlisson Lopes, parabenizou os vencedores e destacou a importância da conquista para o município:
“Parabenizo o Dr. Guilherme Arantes Rosa Maciel e o Sr. Arnaldo Ferreira Borges por essa importante conquista. O trabalho e a dedicação de vocês ajudam a consagrar o nome de nossa terra e mostram o potencial da produção artesanal de queijo em nosso município.”
Aiuruoca é a terra do bom queijo!
Por Graziela Matoso/ Fonte e foto: Erlisson do Carlinhos/ Prefeitura de Aiuruoca