Faltando 11 dias para o encerramento do prazo, aproximadamente 20 milhões de brasileiros ainda não enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2025. Até as 18h16 desta segunda-feira, dia 19 de maio, a Receita Federal já havia recebido 26.693.209 declarações, o que representa 57,78% do volume estimado para este ano.
Conforme os dados do órgão, 64,9% dos contribuintes que já prestaram contas devem receber restituições. Outros 19,2% terão imposto a pagar e 15,9% não têm valores a restituir nem a quitar. A maior parte dos formulários foi preenchida pelo programa de computador (83,3%), enquanto 11% optaram pela versão online e 5,8% utilizaram o aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis.
Entre os declarantes, 48,1% recorreram à modalidade pré-preenchida, que permite importar automaticamente dados armazenados pelo Fisco. Essa funcionalidade, desde 1º de abril, passou a incluir todas as informações disponíveis, embora tenha sofrido atraso neste ano em razão da paralisação dos auditores fiscais. O desconto simplificado foi escolhido por 56,4% dos contribuintes.
O período para envio começou em 17 de março e se estende até as 23h59 do dia 30 de maio. O programa gerador da declaração está acessível desde 13 de março. A Receita Federal espera receber, até o fim do prazo, 46,2 milhões de declarações, superando em cerca de 7% o total registrado em 2024, que foi de 43,2 milhões.
Estão obrigadas a declarar pessoas físicas que, em 2024, tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888 ou receita bruta de atividade rural acima de R$ 169.440. Aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais estão dispensados, exceto se se enquadrarem em outras condições previstas em lei.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
