A missão internacional do Governo de Minas Gerais em Nova York, nos Estados Unidos, chega ao fim nesta sexta-feira (16), com uma série de agendas voltadas à atração de investimentos para o estado. Ao longo da semana, a comitiva liderada pelo vice-governador Mateus Simões participou de encontros com investidores e representantes de empresas interessadas em desenvolver projetos sustentáveis em solo mineiro.
Nesta sexta, a comitiva tem reuniões com executivos da Boston Metal e da Be8 Energia Renovável. A primeira é especializada em soluções tecnológicas para a indústria de metais e, no ano passado, inaugurou uma unidade no Campo das Vertentes com apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da agência Invest Minas. A planta utiliza tecnologia inédita para a recuperação de metais de alto valor a partir de rejeitos de mineração.
Já a Be8 atua na produção de biodiesel, bioenergia e geração de energia a partir de biomassa. A empresa estuda a instalação de uma unidade para produção de biocombustíveis em Minas Gerais.
Ao longo da missão, que começou na segunda-feira (12), o vice-governador firmou acordo com a multinacional americana Harsco Environmental para a instalação de uma fábrica de asfalto sustentável no Vale do Aço. O investimento estimado é de R$ 100 milhões ao longo de dois anos, com geração de 20 empregos diretos.
“Estes anúncios reforçam que Minas é um ambiente favorável para negócios. Nossa gestão garantiu segurança jurídica, desburocratização e previsibilidade a quem quer investir aqui. E mais que isso: todos os anúncios são de negócios verdes, ou seja, que propõem desenvolvimento aliado à defesa do meio ambiente, gerando oportunidades e renda para os mineiros”, afirmou Simões.
Potencial mineiro em evidência
Durante a missão, o Governo de Minas participou de eventos estratégicos para promover o ambiente de negócios do estado. Na segunda-feira, Simões palestrou no evento Brazilian Regional Markets, promovido pela plataforma Apex, onde apresentou aos investidores os potenciais produtivos de Minas e as ferramentas de apoio a novos projetos.
Na terça-feira (13), o vice-governador participou do Lide Brazil Investment Forum, ao lado de governadores de outros sete estados e mais de 300 participantes. No encontro, destacou o crescimento das relações comerciais entre Minas Gerais e os Estados Unidos, que aumentaram 17,3% em 2023.
Na quarta-feira (14), Simões foi um dos palestrantes na abertura da 18ª edição da Citi-Issos-Datagro New York Sugar & Ethanol Conference, tradicional evento internacional voltado ao setor de energias renováveis. Em sua fala, defendeu o uso de biocombustíveis em veículos leves como estratégia para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Já na quinta-feira (15), a comitiva mineira se reuniu com representantes do banco BTG Pactual e do grupo Macquarie, em busca de novas parcerias entre o setor público e a iniciativa privada, além de oportunidades de negócios para empresários mineiros.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Agência Minas
Foto: Governo de Minas / Divulgação