A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Sebastião do Paraíso realizou, na noite de quarta-feira, 14 de maio, a assembleia para a eleição do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que estava desativado desde 2022. A nova composição do conselho conta com um total de 20 membros, incluindo titulares e suplentes, representando tanto o poder público quanto diversos segmentos da sociedade civil do município.
Durante a assembleia, que ocorreu nas dependências do Teatro Municipal, todos os participantes tiveram a oportunidade de se apresentar e compartilhar suas experiências e trajetórias no âmbito artístico e cultural de São Sebastião do Paraíso. Na ocasião, também foram fornecidas informações detalhadas sobre o funcionamento do Conselho, seus objetivos e sua importância para o desenvolvimento cultural local.
A reativação e a eleição do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais atendem a uma exigência do Ministério da Cultura para que São Sebastião do Paraíso possa se qualificar para o recebimento de novos recursos federais através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Para isso, o município necessita da elaboração do Plano Municipal de Cultura, da criação do Fundo e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Cultura, além da adesão ao Sistema Nacional de Cultura, etapa que já foi concluída.
Ao término da assembleia, foi definida a nova diretoria do Conselho para um mandato de dois anos, com a seguinte formação: Cinara Soares Caetano Vanoni como presidente, Francisca Helena Eustáquio como vice-presidente, Marcela Rodrigues de Souza Duarte como 1ª secretária, Pascoalina Coelho de Souza como 2ª secretária e Vinício José Scarano Pedroso como tesoureiro. A eleição da nova diretoria marca um importante passo para a retomada das atividades do Conselho e para o fortalecimento da política cultural em São Sebastião do Paraíso.
A eleição do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais representa um marco para São Sebastião do Paraíso, possibilitando o acesso a recursos federais e o desenvolvimento de um plano municipal de cultura, fatores cruciais para o fomento e a valorização das manifestações artísticas e culturais locais.
Por Eduardo Souza
Com informações e fotos: Prefeitura de São Sebastião do Paraíso