Na manhã desta terça-feira, 6 de maio, foi realizada a 12ª e última Congregação Geral dos Cardeais antes do início oficial do Conclave que elegerá o novo Papa. O encontro reuniu 173 cardeais, dos quais 130 têm direito a voto, e teve como foco principal refletir sobre o perfil ideal para o próximo Sucessor de Pedro, em meio aos desafios contemporâneos enfrentados pela Igreja Católica.
Durante a sessão, que começou com um momento de oração às 9h (horário local), foram proferidas 26 intervenções. Os cardeais abordaram temas centrais à missão e ao futuro da Igreja, como a continuidade das reformas iniciadas por Francisco, a sinodalidade, a renovação da Cúria Romana, o combate aos abusos, a crise climática, o ecumenismo, e o compromisso com a paz global.
Entre as qualidades mais destacadas para o novo Pontífice estiveram a de ser pastor acessível, promotor do diálogo, rosto de uma Igreja samaritana e construtor de pontes em um mundo polarizado. Houve ainda ênfase na importância de um Papa comprometido com os pobres, sensível às dores do mundo e atento à escuta sinodal.
Também foram discutidas a valorização de datas como a Solenidade de Cristo Rei e a Jornada Mundial dos Pobres, e o papel do Colégio Cardinalício na promoção da comunhão eclesial. Questões como o papel do Direito Canônico, a iniciação cristã como ato missionário e o testemunho dos mártires em regiões de perseguição religiosa também marcaram a pauta.
A sessão foi encerrada às 12h30 (horário local), com a confirmação de que não haverá mais reuniões gerais antes do Conclave. Conforme tradição, o Anel do Pescador de Francisco foi invalidado, simbolizando o fim oficial do pontificado.
Conclave começa nesta quarta-feira (7)
A programação do Conclave começa com a Missa pro eligendo Pontifice, às 10h locais (5h da manhã no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro. À tarde, às 15h45, os cardeais se dirigem à Capela Sistina, onde será dado início ao processo de votação.
Na quinta-feira (8), os cardeais começam o dia com Missa e Laudes às 8h15 e seguem para as sessões de votação. A fumaça branca, sinal de que o novo Papa foi eleito, pode aparecer por volta das 10h30 ou, caso necessário, após as votações da tarde, por volta das 17h30. Fumaça preta indicará que ainda não houve consenso.
Com atenção às tradições e urgência frente aos desafios do mundo atual, a Igreja se prepara para escolher o novo líder da fé católica.
Fonte e foto: Vatican News