Os aromas e sabores dos cafés especiais da região das Matas de Minas tomaram conta de Manhuaçu nesta quarta-feira, dia 23. O município é palco da 26ª edição do Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas, evento que traz debates sobre consumo de café, inovações tecnológicas, segurança nas propriedades rurais e o papel da juventude e das mulheres no setor cafeeiro.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e demais autoridades da região. A Empresa de Extensão Rural mineira, aliás, participa da comissão organizadora do evento e trouxe, para esta edição, o escritório local móvel, a van itinerante apelidada de Vandinha.
Outra grande novidade para 2025 foi a criação da “passarela do café”, um lugar que reúne cerca de 30 produtores de cafés especiais (com notas acima de 80 pontos) vindos de toda a região das Matas de Minas.
“Essa passarela é muito importante, pois chama a atenção não só por causa da negociação de cafés especiais, mas também pela possibilidade de troca de conhecimento e informações, além desse intercâmbio que existe entre os produtores de café especial e futuros negócios”, afirmou o gerente regional da Emater-MG, Rômulo Mathozinhos.
O evento termina nesta próxima quinta-feira, dia 24.
Fonte e fotos: Emater-MG