Em 2025, o projeto Ciência Móvel da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) completa 15 anos de atividades. A iniciativa foi criada a partir de um projeto aprovado em 2010 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o objetivo de promover a difusão e popularização das tecnologias agropecuárias desenvolvidas pela instituição por meio de um laboratório móvel. A primeira participação do micro-ônibus adaptado em eventos ocorreu em 2011, e, desde então, o projeto já visitou mais de 300 municípios em todo o estado.
No fim de semana, entre os dias 4 e 6 de abril, o Ciência Móvel esteve em destaque na Mostra Inova Minas, realizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, em comemoração aos 40 anos da Fapemig. Nesta semana, até sexta-feira, 11 de abril, o veículo encontra-se em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, durante a 8ª Feira Regional Agropecuária – Feragro. Com 11 metros de comprimento e 4 metros de altura, o ônibus é equipado com microscópio, lupa, mini laboratório e espaço para palestras e degustações.
A coordenadora do projeto, pesquisadora Vanda Cornélio, explica que os temas abordados variam conforme o evento, incluindo exposições sobre pragas, plantas, café, vinhos, azeites, arroz, flores, entre outros.
Durante a pandemia, o projeto também ganhou formato digital. A equipe criou a série Ciência Móvel Epamig em Conexão Digital: Pesquisa Agropecuária Itinerante, composta por cerca de 50 vídeos educativos publicados no canal oficial da Epamig no YouTube. A ação contribuiu para manter o vínculo com o público durante o período de distanciamento social, reafirmando o compromisso da Epamig com a educação científica, mesmo fora do ambiente presencial.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Minas
Foto: Epamig-MG / Divulgação