Na segunda-feira, 28 de abril, a Polícia Judiciária de Minas Gerais (PJMG) executou mais uma investida contra o comércio ilícito de entorpecentes e delitos graves na municipalidade de Diamantina, situada na região do Vale do Jequitinhonha. A operação culminou na detenção de um indivíduo indicado como comandante de uma célula delituosa com atuação no distrito de Cidade Nova, sendo ele apurado por envolvimento em tráfico de substâncias ilícitas, conluio para o tráfico, depravação de menores e constrangimento ilegal.
A retenção cautelar do suspeito decorreu de apurações que culminaram na etapa inicial da ação, deflagrada em 13 de novembro de 2024. Naquela oportunidade, um membro da organização criminosa foi capturado e dois jovens foram apreendidos por participação na comercialização de produtos proibidos. No decorrer do cumprimento das ordens judiciais de prisão e de busca e apreensão nesta segunda fase da operação, foram identificados materiais de procedência duvidosa e montantes em espécie. Os objetos foram confiscados e encaminhados para a sede da Delegacia Regional para exame pericial.
As averiguações apontam que o grupo engajava jovens para trabalharem como vendedores de drogas e intimidava consumidores de entorpecentes com dívidas pendentes. Com a detenção do cabeça da organização, que presentemente se encontra sob a jurisdição do sistema carcerário, os principais objetivos da investigação foram concretizados.
Por Eduardo Souza
Com informações: Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: Divulgação/PCMG