Ocorrerá em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, a segunda capacitação para a elaboração de propostas socioambientais, organizada pelo Núcleo Semente aa quinta-feira, 10/4. O encontro faz parte da Chamada de Projetos 02/2025 e será realizado das 18h às 21h, na Quadra de Esportes da Comunidade Lagoa de Santo Antônio.
A iniciativa, que é gratuita, busca orientar instituições do terceiro setor sobre a utilização da plataforma Semente e o processo de submissão de projetos, cujo prazo encerra-se às 23h59 do dia 27 de abril.
A Chamada de Projetos foi aberta em 25 de março e aceitará propostas com foco em meio ambiente natural, histórico-cultural, urbanístico e socioambiental. As ações devem ser desenvolvidas exclusivamente nas comunidades de Lagoa de Santo Antônio, Cunha e Santa Rita, em Paracatu.
Serão escolhidos três projetos, cada um com valor máximo de R$ 600.000,00, já considerando o Percentual de Despesas Operacionais (PDO) descrito no regulamento. Para participar, as instituições devem ter pelo menos três anos de experiência em atividades socioambientais.
Após o envio das propostas pela plataforma, os projetos passam por análise do Conselho Prévio de Avaliação de Projetos Ambientais (CAPAM) e da equipe multidisciplinar do Núcleo Semente, antes de serem submetidos à análise da Promotoria de Justiça. Caso aprovados, os projetos receberão recursos provenientes de medidas compensatórias ambientais do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comunicacao.semente@cemais.org.br ou pelo telefone (31) 3643-7604.
Clique no link a seguir para efetuar a inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclBIiCGwarT4-af87AWx8vwf6cRqqWFTAAs26EBB5OLZ099Q/viewform.
Por Eduardo Souza
Com informações: Ministério Público de Minas Gerais
Foto: Wikipedia