A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reuniu-se em Brasília (DF) com o ministro de Ecologia e Meio Ambiente da República Popular da China, Huang Runqiu na quarta-feira (02/04). A reunião ocorreu como parte da 11ª Reunião de Ministros de Meio Ambiente do BRICS, realizada sob a presidência brasileira. Foram discutidos temas estratégicos relativos ao grupo e à Subcomissão de Meio Ambiente e Mudança do Clima da Cosban.
O diálogo abordou a proteção da biodiversidade, o combate à poluição e o financiamento climático, além de marcar a 5ª reunião da Subcomissão de Meio Ambiente e Mudança do Clima da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Os ministros firmaram o Plano de Trabalho da Subcomissão para o período de 2025 a 2029, que estabelece diretrizes de cooperação entre os países em diversas áreas como preservação ambiental, qualidade ambiental, mudança climática, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Durante o encontro, Marina Silva convidou o ministro Huang Runqiu a conhecer o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), elaborado em parceria pelos ministérios brasileiros do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Fazenda e Relações Exteriores. Este fundo premiará nações que realizarem a conservação comprovada de suas florestas tropicais por meio de monitoramento via satélite. O governo federal está mobilizando esforços para captar US$ 125 bilhões e lançar o TFFF durante a COP30, a conferência climática das Nações Unidas, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Do total arrecadado, pelo menos 20% será destinado às populações indígenas e comunidades tradicionais que lideram a preservação das florestas.
A agenda também incluiu a participação de autoridades como o presidente da COP30, André Corrêa do Lago; a diretora-executiva da COP30, Ana Toni; o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Batmanjan; o secretário de Meio Ambiente Urbano e Recursos Hídricos, Adalberto Maluf; e a secretária de Biodiversidade e Florestas, Rita Mesquita.
Parcerias com Irã e Etiópia
Marina Silva também promoveu encontros bilaterais com representantes de outras nações durante a 11ª Reunião de Ministros de Meio Ambiente do BRICS. A ministra dialogou com Shina Ansari, vice-presidente da Organização do Meio Ambiente do Irã, abordando o combate à poluição por plásticos e as prioridades do BRICS para a COP30. Na quinta-feira (3/4), Marina reuniu-se com Lelise Neme, diretora-geral da Autoridade Ambiental da Etiópia, e discutiu a expansão da cooperação bilateral nas áreas ambiental e climática. A ministra destacou a importância de que os países apresentem, na COP30, as atualizações de suas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), alinhadas com o Acordo de Paris, que busca limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Os encontros reforçam o papel do Brasil como articulador em questões ambientais e climáticas e destacam seu compromisso com iniciativas globais de preservação e sustentabilidade.
Por Eduardo Souza
Com Informações: Agência Gov
Foto: Fernando Donasci/MMA