Um documentário intitulado “Reconhecidos” estreia neste sábado (5) no Festival É Tudo Verdade, com exibições programadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A obra cinematográfica aborda os casos de quatro homens negros que foram condenados injustamente por meio de reconhecimento fotográfico falho.
Cláudio Júnior, um dos protagonistas do documentário, teve sua foto tirada sem consentimento pela polícia aos 16 anos. A imagem foi utilizada em processos de reconhecimento fotográfico precários, levando à sua condenação em 13 processos criminais e à detenção por cinco anos, mesmo sendo inocente.
Apesar de ter sua inocência comprovada, a foto e a passagem pela polícia permanecem nos arquivos das delegacias, gerando constrangimentos e dificuldades para Cláudio. “Sempre tenho problemas. Quando sou parado pela polícia, tem constrangimentos. Perguntam se tenho passagem. E eu tenho que responder que sim, mesmo sendo inocente”, relata.
O documentário “Reconhecidos”, com 110 minutos de duração, é uma coprodução da Cardume Filmes e da Produtora Viralata, dirigido por Fernanda Amim e Micael Hocherman. A obra busca expor os erros do sistema judiciário, o racismo estrutural e institucional, a ausência de reparação para as vítimas e as implicações sociais das condenações injustas.
Fernanda Amim, diretora do filme, critica a resistência de juízes e promotores em rever o reconhecimento fotográfico como prova suficiente de condenação. “Por que nós, como sociedade, aceitamos que para determinada parcela da população seja aplicado esse procedimento? Não é porque uma pessoa apontou de qualquer jeito para uma foto, que alguém pode ser preso. Elas, muitas vezes, são pressionadas pela polícia a apontar alguém”, questiona.
O documentário busca sensibilizar o público para o debate sobre a necessidade de um sistema de justiça mais inclusivo e menos tendencioso ao erro, especialmente em relação a grupos raciais específicos.
Exibição no Rio de Janeiro:
- Local: Sessão na Estação Net Botafogo;
- Data: Sábado (5);
- Horário: 16h30;
- Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo;
- Local: Sessão na Estação Net Rio;
- Data: 13/04;
- Horário: 18h;
- Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo.
Exibição em São Paulo:
- Local: Sessão na Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo;
- Data: 08/04;
- Horário: 19h30;
- Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino;
- Local: Sessão no Instituto Moreira Sales – IMS;
- Data: 11/04;
- Horário: 20h30;
- Endereço: Avenida Paulista, 2024 – Bela Vista.
Por Eduardo Souza
Com Informações: Agência Brasil