O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), deu início a mais uma edição do Curso de Formação para Novos Servidores na sexta-feira, 5 de abril. Participam do treinamento 22 candidatos aprovados no concurso de 2022 e empossados recentemente. O programa aborda temas como funcionamento institucional, direitos e deveres, rotina administrativa e iniciativas de ética e integridade.
Entre os participantes, 19 são oficiais, que atuarão tanto na capital quanto no interior, e desempenharão funções como tramitação de documentos, emissão de certidões e apoio em ações de fiscalização. Outros três são analistas especializados em áreas como psicologia, engenharia e design. Durante o curso, Elizete da Silva, uma das oficiais, compartilhou sua trajetória de estudos até conquistar a vaga, enquanto Graziela de Souza Neto destacou sua transição da Polícia Militar para o Ministério Público e sua realização ao alcançar esse objetivo.
Na abertura do curso, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, ressaltou a relevância da chegada de novos profissionais, afirmando que o MPMG funciona como uma engrenagem na qual os servidores têm papel fundamental. Ele também destacou avanços estruturais nos últimos anos para melhorar o atendimento à população e a importância de novas ideias e propósitos para o dinamismo da instituição.
Atualmente, o MPMG conta com mais de 3 mil servidores, além de membros, estagiários e terceirizados. Presente em 300 comarcas no estado, o órgão reafirma seu compromisso com a excelência na prestação de serviços à sociedade.
Por Eduardo Souza
Com Informações e foto: Ministério Público de Minas Gerais