O “Circuito Agroecológico na Cultura do Arroz”, foi realizado nesta terça-feira (1) em Olaria, na propriedade de Vicentina Oliveira, em Vila Boa Vista, a 5 km da BR 267.
O evento conta com diversas atividades, incluindo palestras, demonstrações e discussões sobre a produção e o manejo do arroz, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre práticas agroecológicas na produção de arroz, abordando desde o cultivo até o aproveitamento do farelo na alimentação animal.
A atividade contou com agricultores, técnicos, pesquisadores e parceiros do setor agropecuário e apoio total da Prefeitura de Olaria.
Na programação destaque para a abertura oficial realizada pelo prefeito Waldinei, além das palestras sobre produção, cultivares e manejo com Marco Aurélio (Emater MG) e Janine Magalhães Guedes Simão (Epamig – Fitotecnia).
Outras palestras também importantes foram sobre o Uso do farelo de arroz na alimentação animal com Leandro da Gama (Técnico Agropecuário Zootecnista – Esloc Olaria) e a apresentação e Depoimento da agricultora Vicentina Oliveira. Ao final todos acompanharam as apresentações dos parceiros Sicredi, Epamig e Universidade Federal de Lavras (UFLA) e depois compartilharam um almoço especial.
A iniciativa foi da Prefeitura de Olaria, da EMATER MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), do Sicredi e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Este evento representou uma grande oportunidade para agricultores e profissionais do setor conhecerem novas tecnologias e práticas sustentáveis para a produção de arroz em Minas Gerais.
Por: Sérgio Monteiro
Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Olaria