No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, a Secretaria de Saúde de Capelinha promoveu uma série de iniciativas voltadas à conscientização e prevenção da doença. As ações reforçaram a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para erradicar a enfermidade, que ainda é um grande desafio para a saúde pública.
A equipe do ESF Bouganville esteve presente na Escola Estadual Geralda Otoni, onde levou informação e esclarecimento para 28 salas de aula. A atividade contou com a participação de acadêmicos de Medicina e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que dialogaram com os estudantes sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção da tuberculose.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode comprometer órgãos como ossos, rins e meninges. Os principais sintomas incluem tosse persistente, febre, sudorese noturna e perda de peso.
Além da ação educativa, a campanha realizada pela Secretaria de Saúde também buscou estimular debates sobre políticas públicas mais eficazes e destacar a importância da testagem e do tratamento gratuito oferecido pelo SUS.
Por Leonardo Souza
Com as informações e fotos: Prefeitura de Capelinha