A partir da meia-noite desta sexta-feira (21), motoristas que trafegam pela BR-262 entre Betim e Uberaba terão que lidar com um aumento no pedágio. As tarifas em quatro praças da rodovia sofrerão um reajuste de quase 50%, marcando o início da gestão da Way 262, nova concessionária responsável pelo trecho de mais de 430 quilômetros. A concessão, que substituirá a administração da Concebra, terá duração de 30 anos.
Com um contrato que prevê investimentos superiores a R$ 8 bilhões ao longo do período, a nova administração promete uma série de melhorias estruturais na rodovia. Estão previstas a construção de mais de 200 quilômetros de duplicações e faixas adicionais, além da instalação de passarelas, pontos de ônibus, iluminação e conectividade. Um dos focos será a Serra da Luz, trecho considerado crítico, que receberá uma operação especial para reduzir riscos e aumentar a segurança.
A BR-262 é um eixo estratégico para a economia do país, especialmente para o escoamento da produção agropecuária do Triângulo Mineiro, região conhecida pela pecuária de corte e pelo melhoramento genético do gado zebu. O novo contrato prevê, entre outras melhorias, a duplicação de 44,3 km da via, a construção de 10 viadutos e 17 passarelas, além da implementação de barreiras antirruído e passagens de fauna para reduzir impactos ambientais. Também está prevista a instalação de nove caixas de contenção para produtos perigosos, garantindo mais segurança para o transporte de cargas.
Para amenizar o impacto do reajuste no pedágio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu um sistema de descontos. Motoristas que utilizam tag terão abatimento automático de 5%, enquanto um programa de descontos progressivos para usuários frequentes pode chegar a até 50% do valor da tarifa. Além disso, motociclistas estarão isentos da cobrança, uma medida que beneficia especialmente trabalhadores e viajantes que dependem dessa modalidade de transporte.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Itatiaia e ANTT