“Se não fosse o transporte, provavelmente eu não faria faculdade”, esse é o relato de Luana Oliveira, estudante de Sistema de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela utiliza o serviço de mobilidade “Sem Limite” há mais de 10 anos, desde a época de escola e também para consultas médicas.
O programa, que completou 18 anos em fevereiro, fornece transporte gratuito aos usuários credenciados para atendimentos educacionais e de saúde, prioritariamente ofertados pelo poder público em instituições do município. Com isso, vem promovendo mais autonomia, inclusão e qualidade de vida para as pessoas que precisam.
Criado em 2007, o serviço de acessibilidade e mobilidade urbana oferece transporte adaptado para pessoas com deficiência ou alto grau de comprometimento de mobilidade. Regido por meio do decreto municipal n°1.292, de 22 de novembro de 2019, o transporte ocorre de segunda a sábado e pode ser fixo, com uma programação pré-agendada, ou esporádico, conforme as necessidades dos usuários.
Com uma média de 3.005 atendimentos por mês, atualmente, o “Sem Limite” conta com 340 cadastros ativos e 24 vans. O transporte especializado busca a população na porta de casa e, além de promover inclusão social, a ação amplia oportunidades e reduz desigualdades, visto que facilita o acesso a serviços fundamentais.
Para se inscrever, o cidadão ou seu responsável deverá entrar em contato e realizar o agendamento no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Fonte e foto: Prefeitura de Contagem