Durante uma roda de conversa realizada pela Prefeitura de Botelhos, em parceria com o Grupo Aurora Materna, gestantes puderam discutir mitos e verdades sobre o parto normal. O evento foi um momento de grande aprendizado e troca de experiências, onde as futuras mamães esclareceram dúvidas, compartilharam suas expectativas e fortaleceram o vínculo com os serviços de saúde oferecidos pelo município.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o parto é um processo natural, que ocorre quando mãe e bebê estão bem. Quando não há complicações, o parto normal é o mais recomendado e fisiológico, necessitando de poucas intervenções médicas. A cesárea, por sua vez, é uma cirurgia de médio porte, indicada somente em casos de complicações que coloquem em risco a saúde da mãe ou do bebê. A OMS estabelece que o índice aceitável de cesáreas é de aproximadamente 15%.
Atualmente, no Brasil, cerca de 84% dos partos realizados na saúde suplementar são cesarianas, um percentual muito acima do recomendado pela OMS. A realização de cesáreas sem indicação médica traz riscos à saúde da mulher e do bebê, como o aumento de 120 vezes nos problemas respiratórios para o recém-nascido e o triplo de risco de morte para a mãe. Além disso, aproximadamente 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis no Brasil estão relacionados à prematuridade, que muitas vezes é consequência de partos cesáreos desnecessários.
Este encontro promovido pela Prefeitura de Botelhos é uma importante iniciativa para promover a conscientização sobre os benefícios do parto normal, visando a redução dos índices de cesáreas sem indicação e melhorando a saúde das mulheres e crianças no município.
Por Graziela Matoso
Fonte e foto: Prefeitura de Botelhos/ OMS