Na noite do dia 29 de dezembro, o município de Barbacena foi atingido por uma chuva de intensidade moderada, que resultou em algumas ocorrências relacionadas ao fluxo de águas. De acordo com o boletim da Defesa Civil, as principais situações de impacto foram o rompimento de um muro de contenção e o efeito das águas em pontos da cidade, especialmente na Rua Enfermeiro José de Melo, onde três imóveis foram atingidos pela força da água. Apesar dos danos materiais significativos, ninguém ficou ferido.
O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) registrou um acumulado de 55,55 mm de chuva nas últimas 24 horas, no Bairro João Paulo II, onde a precipitação foi mais intensa. A medida trouxe preocupação à Defesa Civil local, que imediatamente mobilizou equipes para vistoriar as áreas afetadas e orientar os moradores sobre medidas preventivas.
Na manhã do dia 30 de dezembro, as equipes de vistorias técnicas da Defesa Civil realizaram inspeções nas áreas afetadas, avaliando os impactos e as condições das estruturas. Além disso, foi orientado aos moradores dos pontos mais críticos sobre as medidas de segurança e prevenção a serem adotadas em situações de chuvas fortes. Para minimizar o risco de alagamentos e garantir o funcionamento adequado do sistema de drenagem, as equipes do Serviço de Água e Saneamento também realizaram desobstrução e limpeza de bueiros.
A cidade de Barbacena segue avançando em ações de infraestrutura para drenagem. No Bairro João Paulo II, um projeto em andamento visa a implementação de obras de drenagem que são essenciais para reduzir os impactos das chuvas e melhorar a gestão das águas pluviais na região. A Rua Bahia, que já conta com obras de contenção, continua sendo monitorada de perto para garantir a segurança dos imóveis localizados nas proximidades, com intervenções em andamento para reforçar a prevenção de alagamentos e deslizamentos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o dia 31 de dezembro é de muitas nuvens com pancadas de chuva e ventos fracos. A temperatura deve variar entre 17º e 25º C. A Defesa Civil alerta que, em caso de novas ocorrências de chuvas fortes, a população nas áreas de alto risco deve seguir as orientações de segurança e adotar as providências necessárias para proteger suas famílias e bens.
Com as informações e fotos da Prefeitura de Barbacena