A Prefeitura Municipal de Ingaí entregou no sábado, dia 28 de dezembro, a reforma feita no Auditório Municipal “José Augusto de Andrade”, que recebeu melhorias em sua estrutura e parte técnica e que agora conta com um espaço mais estruturado e confortável para a população de Ingaí.
O evento contou com a participação do Prefeito Giulliano Ribeiro Pinto, do Vice-prefeito Reulien Júnior de Rezende, do Vereador presidente da Câmara municipal João Luís, além dos vereadores: Rita de Cássia (Ritinha), Regina Silva, Sandro e Gilberto (Gil).
Também estiveram presentes o Secretário de Obras, Francisco Pinto, a Secretária de Educação, Ângela Nogueira e das diretoras: Luciana e Renata Diretoras das Escolas municipais, “Gilson de Assis Nogueira” e “Cantinho Feliz “. O pároco Padre Thairo Guimarães Mesquita esteve presente também.
No mesmo evento, foi lançado em Ingaí, o Livro do professor e historiador Vinícius Batista. O livro resgata a História de Ingaí, durante o Ciclo do Ouro nos séculos XVII, XVIII e XIX.
Ingaí foi visitada pelo primeiro governador de Minas Gerais, o Conde de Assumar, que pernoitou por aqui e deu o nome à localidade. Também foi visitada por Spix e Martius, os botânicos padrinhos de casamento do imperador dom Pedro II.
São reunidos documentos históricos e detalhes destes acontecimentos, assim como diversos personagens como Jaguara, o contrabandista de escravos e ouro, Padre Inácio Franco Torres, dentre outros. Fala ainda sobre a aldeia indígena que existia em Ingaí, onde os Jesuítas catequizavam os povos da região.
A expectativa é resgatar e despertar nas novas gerações, o valor Histórico da nossa região.
O livro foi contemplado pelo Projeto da Lei Paulo Gustavo LPG (Lei complementar n° 195/22).
Fonte e foto: Prefeitura de Ingaí