Com o objetivo de identificar os mecanismos promotores da inovação e do desenvolvimento, a Prefeitura de Caxambu em parceria com o SEBRAE e por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou uma Oficina de Ativação para ELI – Ecossistema Local de Inovação.

Uma das metas é promover a integração em torno de uma rede de cooperação, criando uma agenda única capaz de trazer benefícios para todo o ecossistema de inovação do município.

-“Ecossistemas de inovação são ambientes que promovem articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico” – explica Amaro Gadbem, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxambu.

Foram dois dias de trabalho nesta semana, sendo que na primeira etapa de ativação, na quarta-feira (3) foram realizadas atividades como a construção coletiva da visão de futuro do município, da região e do setor econômico; o mapeamento dos pontos de intervenção para a transformação do território sob a perspectiva da inovação e a elaboração de um plano de trabalho com as iniciativas e conexões existentes no município na região e no setor econômico.

Num segundo momento, na quinta-feira (4) os participantes trabalharam no desenvolvimento de material e relatório com compilação de dados e consolidação a ser utilizada pelo ecossistema.

Participaram das oficinas o Secretário de Desenvolvimento Econômico Amaro Gadbem, a Chefe da Central de Apoio a Indústria, Comércio e responsável pela Sala Mineira do Empreendedor Patrícia Campos Gonçalves, o Secretário Adjunto de Planejamento Nicolas Dinamarco, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Luís Corrêa e Áquila Alves da Central de Inovação.

A condução dos trabalhos foi da Consultora Kelen Daher –“Como está tudo começando, a ideia é criar um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo para os negócios locais. Começar dentro do que já existe, das iniciativas que estão ativas e fazer as conexões. O ecossistema é isso: como fazer as conexões, para que todos sejam beneficiados” – explicou a consultora.

A responsável pelo SEBRAE MG na região, Ticiana Tranqueira Malta Lopes também destacou a importância da promoção das oficinas –“Mais uma inciativa do SEBRAE e da Prefeitura de Caxambu numa parceria que já é efetiva com a Sala Mineira do Empreendedor e que se desdobra em outras frentes, buscando sempre oferecer o apoio e o suporte por meio de todas as ferramentas do SEBRAE ao pequeno e médio empresário de Caxambu e região” – destaca Ticiana.  

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Amaro Gadbem destacou ainda como esta iniciativa vai promover o apoio ao empreendedor de Caxambu –“Este Ecossistema de Inovação estimula a parceria, promove melhores resultados, obtêm-se também mais interação de diferentes empresas entre si, respaldadas por todos os atores que compõe a sua rede” – explicou.

Na prática a Prefeitura atua mais uma vez, em parceria com o SEBRAE MG para apoiar quem trabalha e promove o emprego, a geração de renda e o giro econômico local.

 -“Um negócio, seja de qualquer segmento, quando precisa de apoio, ele vai por exemplo, na Sala Mineira do Empreendedor. Agora, quando se cria um ambiente favorável à inovação, um ecossistema de inovação, estamos promovendo e organizando um ambiente especifico para novos negócios, experimentos, melhorar os serviços, os produtos. Tem um lugar onde pode-se aperfeiçoar, dar um start em algumas frentes e ainda para emponderar os empresários locais para que se destaquem, para que tenham cada vez mais, melhores serviços, melhores produtos e resultados mais satisfatórios” – conclui a especialista Kelen Daher. 

Informações e fotos: Prefeitura de Caxambu