Imagem: Varginha Digital

Foram abertas, nesta terça-feira, 2 de agosto, as inscrições para projetos culturais na cidade de Varginha. E, de acordo com a prefeitura do município, por meio da Fundação Cultural, os projetos podem ser favorecidos com os recursos da lei municipal de incentivo à cultura já para o ano de 2023.

Todos os empreendedores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, podem se inscrever até o dia 16 de setembro, às 16h30, através do site: varginhacultural.com.br.

As áreas em que os projetos culturais podem ser contemplados são: área I – música e dança; área II – teatro, circo e ópera; área III – cinema, fotografia e vídeo; área IV – literatura; área V – folclore, capoeira e artesanato; área VI – patrimônio histórico, artístico, natural e cultural; área VII – pesquisa e documentação artística – cultural; área IX – museus, arquivos, bibliotecas e centros culturais; área X – design de moda; área XI gastronomia e área XII – cultura étnica. Dependendo do tipo de projeto cultural, o incentivo pode sofrer uma variação que vai de R$ 8 mil e R$ 32 mil.

E, de acordo com a Lei Municipal nº 4.525/2006, serão disponibilizados para o ano de 2023, até 3% da receita total anual da cidade – relativa ao ano de 2022 – que são originários o ISSQN e do IPTU.

A reunião da equipe técnica da Fundação Cultural será na próxima segunda-feira, dia 08 de agosto, às 10h, em que irão responder às dúvidas e explicar como elaborar os seus projetos. Para participar da reunião, o candidato deverá fazer a solicitação pelo próprio WhatsApp da Fundação: (35) 3690 – 2700. Já para quem precisa de mais informações que não sejam pelas plataformas, os esclarecimentos poderão ser feitos também pela própria Fundação Cultural e pelo Conselho Municipal de Incentivo à Cultura, que se situa na Praça Matheus Tavares, 121, no centro de Varginha (antiga estação ferroviária), de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h e das 14h às 16h30.

Demais informações, o candidato pode mandar um e-mail ao endereço: [email protected]

Informações: Prefeitura de Varginha