Aconteceu no dia 17 de julho a 2ª edição da Queima do Alho na 47ª Expo de Pouso Alto – Festa Beneficente da Santa Casa 2022. O evento aconteceu regado a boa comida e muita música. Apesar do pouco tempo, a festividade já virou figurinha carimbada na festa da cidade.

A história da Comitiva

A Comitiva Amigos solidários (Queima do alho de Pouso Alto) teve a sua estreia no ano de 2019, e devido a pandemia de Covid-19 precisou ter uma pausa. O evento retornou após dois anos, com muitos amigos que se reuniram para apreciar comidas e músicas boas.

Nesse período, no ano de 2021, ocorreu uma edição especial com um saboroso almoço para os idosos do asilo da cidade, no período menos crítico da pandemia.

O organizador da Queima do Alho é o vereador Érik Bruno Ribeiro, que convida os amigos a participarem dessa grande celebração. Eles se reuniram não apenas para comer os deliciosos pratos servidos durante o evento, que aliás foram também de tirar o fôlego.

As comidas foram macarrão caseiro, costela de vaca no chão, costelinha de porco, arroz cheiroso, arroz branco, farofa, maionese, arroz carreteiro, feijão tropeiro, tutu, ensopado de costelinha de porco com lábios de porco, pé de porco e legumes, porco paraguaio e barraca com doces maravilhosos.

De acordo com informações do organizador do evento, a Queima do Alho tem relação com os tropeiros que na época saiam das fazendas com destino a determinado lugar, e no período do almoço eles paravam para realizar o preparo dos alimentos, ou seja, queimar o alho, e por isso o nome da festividade.

É uma diversidade muito grande de comida, e tudo é muito bem organizado com as comitivas, que antes da realização do evento, define o que cada um iria preparar. Ainda de acordo com o Érik, esse ano o evento foi melhor que o primeiro e a intenção é que nos próximos anos seja melhor ainda.

Também teve atrações musicais com os artistas locais e voluntários que foram Felipe, Eduardo e Cristiano, Divina Viola, Neto Aleksandro, Mauro Júnior e Vinicius e Andrade e Delta.

Informações e Fotos:  da Comissão organizadora da Queima do Alho