Entre os dias 15 e 24 de julho acontece a 47ª Expo de Pouso Alto – Festa beneficente da Santa Casa de Misericórdia. No dia 20 de julho aconteceu a abertura oficial do torneio leiteiro. A Diretora de Educação e Professora, Angélica Vilela e o apresentador do evento (Voluntário), Luis Cláudio de Carvalho, deram início a cerimônia de abertura no palco principal.

Convidaram as autoridades presentes a comporem o palco, o Prefeito Municipal de Pouso Alto, Vicente Wagner G. Pereira o Vice-Prefeito, Paulo Mancilha Rangel, os vereadores, Ana Maria Santos Barbosa, Renilda Eustáquia Ferreira, Cláudio Ferreira dos Passos, Erick Bruno Ribeiro, José Passos Teixeira, Sr. Mário Hélio Rodrigues, Paulo Sérgio da Silva, Vicente de Fátima de Paula, Wilson Arantes de Oliveira; os secretários municipais, de Cultura e Turismo, Diego Círio Nogueira; de Saúde, José Fernando Pinto; de Educação, Gisele Aparecida Nogueira e de Agricultura, Gisele Aparecida Nogueira, que estiveram no palco representando os demais secretários de Pouso Alto.

O Provedor do hospital de Pouso Alto, Lauro Maurício Costa Nogueira (Duduca), sua esposa Maria de Jesus Vilela Nogueira, e demais membros da diretoria da instituição também marcaram presença na abertura do evento. O Conselheiro do hospital, Fábio Geraldo Maciel Dias, o Médico do hospital, Dr. José Geraldo Santos Vilela e a Médica Dra. Marília Guimarães Quirino, também participaram da cerimônia de abertura. A diretora da APAE de Pouso Alto, Andreia, o Presidente do Sindicato Rural de Pouso Alto, Luiz Marcelo Soares, o mobilizador do Senar, Miguel Hercules Santos, e o Padre Reginaldo Oliveira da Paróquia da Conceição também estiveram presentes.

Iniciando as apresentações do desfile de abertura, dois cavaleiros entraram a frente com a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos, protetora de todos os peões. Logo em seguida, escolas municipais, estaduais, APAE, Lar dos Velhinhos, CEAAPA, e empresário e apoiadores local, apresentaram-se de forma lindíssima.

Logo após o desfile, foi realizado o hasteamento das bandeiras. No Pavilhão Nacional, o Sr. Prefeito, Vicente Wagner G. Pereira, no Pavilhão Estadual, o Médico Dr. José Geraldo, representando todos os médicos do hospital, e no pavilhão Municipal, o Sr. Lauro Maurício, o Provedor do hospital.

Posicionados no palco novamente, o Sr. Lauro Mauricio proferiu algumas palavras de agradecimento pela contribuição de todos para que essa maravilhosa festa acontecesse, antes de finalizar o discurso, chegou a emocionar-se de uma forma bastante significativa.

Em seguida, com a palavra o Secretário de Cultura e Turismo de Pouso Alto, Diego Círio Nogueira, proferiu algumas palavras em agradecimento a todos pela realização do evento, e destacou que desde o ano de 2016, a festa é considerada patrimônio imaterial de Pouso Alto, e informou que a noite, antes do show do Caipira Tonho Prado, seria lançado o primeiro vídeo institucional que demonstra um pouco sobre a rica história do município, e retrata as principais referências culturais e naturais, como uma ação para dar publicidade ao turismo local.

O prefeito Vicente Wagner agradeceu primeiramente a Deus e a colaboração de todos para que a festa maravilhosa de Pouso Alto pudesse acontecer, falou da tradição e da história do município. Enfatizou o quanto a Santa Casa é importante para o município.

O prefeito lembrou ainda que recentemente teve a oportunidade de estar com Presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e na oportunidade pediu ajuda na realização de sonhos, que é a casa própria. Logo após, escolas e instituições do município fizeram apresentações de danças e músicas.

Aconteceu no palco 2 um maravilhoso show com Mauro Júnior & Vinícius e Banda, que apresentou-se com diversas músicas com vários ritmos dentro do universo sertanejo, animando o público que esteve atento durante toda apresentação.

Logo após, um desfile de tirar o folego aconteceu em Pouso Alto, um concurso pra escolher a Rainha da Festa. Os jurados foram a secretária de Cultura e Turismo de Passa Quatro, Erica Ferreira; na secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Itamonte, Marilene Romanelli; o Promoter, Jairo Chaves; o vereador de Itanhandu, Pierri Caetano, e sua esposa, Lucinéia Soares da Silva.

As candidatas foram Bárbara Diniz, Brida Tavares, Dayana Ribeiro, Jaqueline Silva Souza, Laura Passos, Maria Vitória Dutra, Natália Neves e Olga de Paula Almeida. Todas desfilaram lindamente, com seus looks arrasadores, sendo aplaudidas pelo público. As vencedoras foram, em 1º lugar, Natália Neves, levando o título de Rainha da Festa 2022; em 2º lugar, Barbara Diniz, levando título de Miss Elegância, e em 3º lugar, Olga de Paula Almeida, levando para casa o título de Miss Simpatia.

Logo após, foi a vez das candidatas da região concorrerem ao título de Miss Boa Vizinhança que foram, Jamilly Faria, de Passa Quatro; Maria Clara Reis, de Itamonte; Maria Helena de Carvalho, de São Sebastião do Rio Verde, e Yasmim Ribeiro Gonçalves, de Virgínia. A grande vencedora deste concurso foi Yasmim Ribeiro que apresentou-se brilhantemente, consagrando-se a Miss Boa Vizinhança 2022.

Os jurados do Miss Boa Vizinhança foram, Maria de Jesus Vilela Nogueira, Bruna Passos Rabelo, Maria Joana Pires, Rosangela Leite Ferreira e Renan Amâncio.

Pra fechar a noite com chave de ouro, o incrível show com o artista Caipira Tonho Prado animou a multidão, com seu estilo único e irreverente em determinados momentos embalou muitos corações, com músicas clássicas do sertanejo.

No dia 15 de julho aconteceu um jantar dançante, com o grupo Viva melhor a atração musical ficou a cargo da banda Musical Class. Já no dia 16 de julho foi realizado a 6ª Copa de Marcha, com shows de  Erick Rocha e DJ peroba e Banda DK53.

No dia 17 de julho aconteceu a linda queima do alho de Pouso Alto, desfile de cavaleiros, com shows com Wagner & Wanderson e Banda Opção 3.000. No dia 18 de julho uma maravilhoso torneio de truco e Som Mecânico. Já no dia 19 teve show com talentos da terra e Discoteque Dona Xêpa.

No dia 21 de julho a festa teve os seguintes shows, A Divina Viola, banda Ápice e Alexandre Zunha. No dia 22 teve uma nova apresentação de Dona Xêpa, a atração principal com Day e Lara e show com Neto Aleksandro.

No dia 23 aconteceu os jogos beneficentes, que foi realizado pelo LP Sports, 6º encontro de pousoaltense ausente e shows com Otávio Augusto & Gabriel e Gusttavo Gael. O último dia de festa contou com uma programação muito especial, com o passeio ciclístico as Santa Casa, realização da APOIE, um grande leilão de gado, logos após, as atrações musicais com Anne Caroline e Serial Funkers.