Como podemos pensar na palavra transformar? Que nada ou alguém que passar por uma transformação, voltará a ser como antes.

  Vamos pegar um exemplo na cozinha, a partir do momento que pegamos um legume, uma peça de carne e a temperamos e em seguida cozinhamos, ela jamais voltará para sua forma original.

   Penso que com as pessoas acontece a mesma coisa. É impossível alguém passar por uma situação, desafiadora e sair dali do mesmo jeito.

  Algumas pessoas escolhem passar por isso, procuram terapias, ou tratamentos alternativos, para lapidarem a si mesmo e assim acreditam se tornaram seres humanos melhores.

   Em contra partida, há aquelas pessoas que são levadas, pelo destino, por Deus, pelo Universo, seja qual for a sua crença a enfrentar situações desafiadoras, que a farão olhar para a vida de uma maneira totalmente nova.

    E com isso trará transformação para aqueles que convivem com ela, pois terá novas experiências e tomará novas decisões. Então a transformação de um indivíduo arrasta outros.

   Que maravilha não é, que nunca ficamos do mesmo tamanho e ainda levamos outros conosco, isso é uma benção, um milagre. E já disse por aqui que acredito neles, nos milagres.

   Vou relatar aqui uma transformação minha, fui professora como todos sabem, de crianças, num determinado ano tive um aluno, que o pai era motoboy, devo confessar que tinha preconceito, achava-os mal-educados, no trânsito, não respeitando os carros, etc.

   Mas a convivência com aquele garotinho, o medo que ele tinha do pai dele sofrer um acidente, das histórias de carinho que ele contava do relacionamento dos dois. Me encantaram.

    E no dia que aquele pai entrou para a reunião , com seu casaco e de capacete nas mãos, se sentou, e ao seu lado de pé, estava o garotinho mais orgulhoso da classe. Percebi que passei a admirar ele tanto quanto seu filho.

   A convivência com aquele garotinho me transformou, hoje quando dirijo, não tenho mais preconceito com os motoboys, pelo contrário, fico imaginando, que debaixo daquele capacete há uma pessoa que é muito amada e que esta fazendo seu trabalho da melhor forma possível. Pois há alguém esperando em casa.

    Agradeço por esta transformação, fiquei mais rica, menos preconceituosa, mais tolerante no trânsito. Tudo isso graças a um doce garotinho.

   O filme que me inspirou foi Green Book, Amazon Prime, que conta a história de um segurança racista na década de sessenta, que passa ser motorista de um pianista negro, vale super a pena assistir, a transformação dos dois é sensacional. Além de nos fazer ver que ambos tinham muito para transformar.

Me sigam no instagram @licouto