De acordo com o dicionário a definição da palavra costume é, um hábito, prática frequente, modo de pensar ou agir característico de uma  pessoa  ou um grupo social.

   Partindo dessa constatação, pode se dizer que costume é tudo aquilo que aprendemos desde a tenra idade.

  Aqui falando de hábitos de higiene, vestimenta, alimentares, sociais entre outros.

  E gostaria de incluir neste papo a palavra ritual, certa vez conversando com um amigo, professor.  Ele apontou magnificamente a importância do ritual, aqui com reverência aos costumes, é primordial para a nossa sociedade. Dentre eles o casamento, o velório, comemoração de aniversário.

  Esses os mais comuns, há outros mais relacionados a religiosidade, que cada grupo de pessoas realiza de acordo com suas crenças.

   E de acordo com esse amigo, a vida não teria a importância devida sem eles. De acordo com ele ainda, um velório por exemplo, é um momento de aceitação da partida daquela pessoa, e por consequência ele é mais importante para quem ficou, é um período de deixar baixar a adrenalina que a morte trouxe, assim também acontece no casamento, apesar de ser por um motivo de alegria, assim como também o do nascimento, é uma forma de mostrar para a sociedade que aquelas pessoas estão entrando numa fase nova, seja pela união ou pela chegada de mais um membro naquela família.

   E depois dessa nossa conversa, passei a ver esses eventos de outra maneira, e quando participo de algum, o respeito é ainda maior, pois eles nos conferem o pertencimento a uma sociedade, e esse pertencer é muito importante.

  E mesmo sem perceber, defendemos nossos costumes  sempre que necessário.

  Imagine a situação, uma pessoa te conhece e acha os costumes da sua família muito estranhos, mesmo que você, em algum ponto venha a concordar, mesmo assim você se pega defendendo-os. O que é natural.

   Afinal esses costumes te fizeram pertencer a um grupo, uma família, uma história.

   E é dever de todos respeitar a história alheia.

   O filme que me inspirou neste tema foi Downton Abbey, Netflix, que conta a história de uma família aristocrata da Inglaterra e seus criados, que ao receberem a visita da rainha para um jantar, veem todos seus costumes serem questionados e vão em busca de reparação. Para quem curtiu a série vai adorar, reviver as aventuras desses personagens que nos encantaram.

Me siga no instagram @licouto

https://soundcloud.com/jornal-panorama/artigo-podcast-com-a-escritora-li-couto-costume-84?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing