12 FINALISTAS
ESCRITO POR ASCOM
19/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Doze dos 15 finalistas da primeira etapa do Prêmio CNA Brasil Artesanal Queijos são de Minas Gerais, dos municípios de Airuoca, Alagoa, São Roque de Minas, Andrelândia, Virgínia, Formiga, São Brás do Suaçuí, Itanhandu e Tapira. Os outros dois são de Arapoti (PR) e Iraceminha (SC). Ao todo, a iniciativa visa premiar os produtos artesanais inscritos em três categorias: queijos artesanais com tratamento térmico; queijos artesanais com 30 a 180 dias de maturação; e queijos artesanais com adições/aromatizados/condimentados.

Dos finalistas mineiros, três são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG: Arnaldo Ferreira Borges, da Queijos Aiuruoca (Aiuruoca – ATeG Agroindústria); Francisco Antonio de Barros Jr, da Sabor da Alagoa (Alagoa – ATeG Agroindústria); e Reginaldo de Assis Castro, da Queijo Três Irmãos (Tapira – ATeG Balde Cheio).

Produtores de 13 estados cadastrados no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA enviaram mais de 60 queijos, que foram classificados quanto ao aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor, sensorialmente de acordo com as premissas da ciência de Análise Sensorial. A etapa foi realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que reuniu 12 especialistas para selecionar as amostras por meio de avaliação sensorial, em caráter eliminatório e classificatório. Essa etapa tem peso de 40% na nota final geral.

Próximos passos

Os 15 queijos classificados serão avaliados por júri popular, que irá selecionar os produtos conforme análise sensorial, por meio de uma escala hedônica, metodologia científica que tem a função de analisar a aceitação dos consumidores por determinados produtos por meio de uma avaliação que contém uma escala de respostas previamente estabelecidas. Essa etapa será realizada no dia 8 de junho, em Brasília, e terá peso de 50% na nota final geral do concurso.

A Comissão Organizadora do prêmio também avaliará a história do produto, item com peso de 10% na nota final geral das amostras participantes. Os resultados e a premiação serão divulgados posteriormente. Além da Epamig, o Sebrae também é parceiro do Sistema CNA no prêmio.

Conheça os finalistas:

Fonte e foto: SISTEMA FAEMG