O direito dos cidadãos ao Saneamento Básico também foi pauta durante o encontro

A reunião de mobilização social para tratar sobre a proteção, conservação e recuperação ambiental da Bacia dos rios Preto e Paraibuna aconteceu na última terça-feira, 10, no Salão Paroquial no Centro de Passa Vinte, Sul de Minas.

O evento faz parte de um projeto desenvolvido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Preto e Paraibuna e pela AGEVAP, com execução da Consominas Engenharia. De acordo com Matheus Machado Cremonese, representante da Consominas Engenharia, reuniões de mobilização como essa devem acontecer nos 30 municípios que estão inseridos na bacia hidrográfica em solo mineiro, “a importância deste nosso encontro é mostrar o trabalho do comitê e falar sobre o saneamento básico como direito do cidadão e, dever do poder publico ofertar este serviço para a população. Estamos seguindo um roteiro de passar pelos trinta municípios que compõem a bacia hidrográfica dos rios Preto e Paraibuna”.

O objetivo dos encontros é fazer com que o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Preto e Paraibuna seja reconhecido como mecanismo de discussão e colaboração sobre recursos hídricos e saneamento básico para cada um dos trinta municípios.

Durante a reunião houve palestra sobre a importância do saneamento básico que tem como objetivo principal promover a saúde da população, bem como a preservação do meio ambiente. É fundamental que todos os gestores municipais garantam a universalização do acesso ao saneamento básico.

O Prefeito de Passa Vinte, Lucas Nascimento, participou da reunião e na ocasião anunciou que até o final de 2022 a cidade deve ter 30% de esgoto tratado, “hoje uma das maiores dificuldades que existe é a questão de tratamento de esgoto. O nosso município está em início de obra para a implementação de tanques biodigestores em vários bairros e o nosso objetivo é que até o final do ano [2022] o nosso município tenha pelo menos 30% do esgoto tratado e daqui a três anos possamos chegar aos 100%”, enfatizou o prefeito.

Foram convidados para a reunião de mobilização representantes de vários segmentos da sociedade e instituições. “Esse é um momento muito importante para o município, a questão ambiental hoje é um tema muito discutido nas escolas e na política, Passa Vinte tem feito o dever de casa sobre esse tema com trabalhos sendo executados em várias frentes. Já passou pela câmara o projeto sobre o tratamento de esgoto e a gente vai colher frutos futuramente. O município está de parabéns”, disse Edson do Nascimento, vereador de Passa Vinte.

Fonte e Foto: Prefeitura de Passa Vinte