A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, nesta quinta-feira (5/5) a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em São Lourenço, sul do estado. A estrutura é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a PCMG e a Prefeitura Municipal. O evento foi presidido pelo Chefe de Polícia Civil, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva. A sede está localizada na avenida Damião Junqueira de Souza, 167, bairro Federal.

As Deams são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente os que ocorrem em ambiente doméstico. A delegacia especializada em São Lourenço conta, ainda, com a instalação de uma sala onde será prestado serviço de escuta especializada de crianças e de adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, conforme previsto na Lei Federal nº 13.431/2017.
A unidade policial é estruturalmente subordinada à 3ª Delegacia Regional, pertencente ao 17º Departamento de Polícia Civil em Pouso Alegre.

Além de proceder ao exercício das funções de polícia judiciária e à investigação criminal nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, a atuação da unidade especializada também estará voltada ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos. A nova estrutura conta com três salas planejadas de modo a proporcionar um atendimento eficiente, e conta com a sala da delegada, da escrivã e outra de depoimento especial.

O principal objetivo da inauguração da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher é proporcionar um atendimento humanizado das vítimas de violência doméstica, familiar e sexual, incluindo crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade, cujo espaço foi projetado especialmente para essa finalidade.
O local foi construído com recursos provenientes de emenda parlamentar, no valor de 100 mil reais, viabilizada pela Deputada Estadual Delegada Sheila, quel também destinou R$50 mil de emenda extra para aquisições de mobiliários e equipamentos.

Ainda, em parceria com o Poder Executivo Municipal, foi ampliado o convênio da Polícia Civil com a Prefeitura que elaborou o projeto de engenharia.

Também estiveram presentes na cerimônia o Chefe do 17º Departamento de Polícia Civil em Pouso Alegre, Delegado-geral Artur Augusto Ribeiro da Silva, o Deputado Federal Charles Evangelista, a Deputada Estadual Delegada Sheila, o Prefeito de São Lourenço, Walter José Lessa, o Delegado Regional de Polícia Civil em São Lourenço, Gustavo Fernandes Teixeira e o titular da Delegacia de Polícia Civil em Carmo de Minas, além de outros servidores da Polícia Civil e autoridades locais.

Fonte e fotos: Polícia Civil