O Circuito de Cicloturismo Volta das Transições tem a etapa 1 iniciando em Santa Rita de Jacutinga, seguindo sentido a Cachoeira do Barbosa, Fazenda Santa Clara, Cachoeira Santa Clara, seguindo em direção a nossa cidade vizinha Rio Preto até a Serra do Funil. 1ª Etapa da Volta das Transições 54km e passagem por belas cachoeiras, fazendas históricas e margens do Rio Preto.

Municípios: Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto, Vilarejos: São Luiz do Rio Preto, São Pedro do Taguá, Vila de Santo Antônio das Varejas e Vilarejo do Funil. Roteiro: Saída da Antiga Estação Ferroviária da Central do Brasil, no centro de Santa Rita de Jacutinga, através das montanhas das zonas rurais por aproximadamente 9km, até as margens mineiras do Rio Preto.

A estrada de terra acompanha as margens do rio em direção à cidade de Rio Preto. E de lá, às regiões mais altas do município, até alcançar o Vilarejo do Funil, ponto final do primeiro dia, dispondo de opções de hospedagem e alimentação.

Atrativos turísticos: Fazenda Santa Clara, Cachoeira da Santa Clara, Cachoeira do Cardoso, Rio Preto, Serra do Funil, Gruta do Funil e Visual do Parque Serra Negra da Mantiqueira. Especificações Técnicas: Distância: 54,1 km, Desnível positivo (subida) 1.163 m, Desnível negativo (descida): 812 m, Dificuldade Técnica: muito difícil e Dificuldade física: alta.

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga