Na última sexta-feira (08/04), aconteceu na cidade de Arantina, o I Encontro pelo Desenvolvimento Educacional Intermunicipal. Visando a possibilidade de criação de um Arranjo de Desenvolvimento da Educação ( ADE ). Na oportunidade, foi compartilhado a experiência do ADE Chapada Diamantina e Regiões no município de Arantina, em Minas Gerais, para mais 14 municípios da região das Terras Altas da Mantiqueira.

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação se constituem como um mecanismo de cooperação coletiva entre os atores educacionais, para a organização e gestão dos sistemas de ensino, a fim de alcançar o sucesso da criança e do jovem na escola e ainda potencializar a capacidade dos territórios de reduzir as desigualdades educacionais e promover equidade.

Os Arranjos, conhecidos como ADEs, se apresentam como um mecanismo de cooperação intermunicipal, que se estabelece essencialmente entre os municípios, protagonistas do processo que visa assegurar o acesso e o direito de aprendizagem às crianças e jovens, pertencentes às duas primeiras etapas da Educação Básica, Educação Infantil e Ensino Fundamental, ou a outras etapas educacionais que estejam a cargo do município com qualidade e equidade.

O objetivo do encontro, foi conhecer as diferentes formas de ADEs, entender como os municípios podem se organizar e estabelecer uma rede de colaboração e trocas para garantir uma educação pública de qualidade.

O Icep foi representado pela diretora pedagógica Elisabete Monteiro e pelo gestor do município de Wagner, Ricardo Berbel. Ambos relataram sobre a importância do regime de colaboração para promover a melhoria da educação local.

“Saímos de lá muito emocionados com este encontro e certos de que esses municípios irão desenvolver ainda mais a educação de suas redes de ensino com a criação deste Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Mantiqueira”, enfatiza Bete Monteiro.

A prefeitura de Arantina agradece ao Itaú Social pelo convite, Renato Brizzi, Thamara Strelec, Pilar Lacerda, Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, que palestraram no evento. E  aos gestores e gestoras do município de Arantina  e dos municípios do futuro Arranjo da Mantiqueira que estiveram presentes no encontro.

Fonte: Prefeitura de Arantina