Como é difícil obter a tal verdade, seja ela qual  for, ninguém é muito disposto a falar sobre isso.

   Já conversei com inúmeras pessoas, que se consideram sinceras, detentoras de toda verdade, mas sempre sai desses bate papos com a sensação de que não ouvira toda verdade.

   Que aquela pessoa, contou ali naquele instante, a verdade que ela quer que os outros saibam, aquela que ela considera aceitável aos olhos da sociedade, para que não seja alvo de discriminação entre outras coisas.

   E já vou logo adiantando, os olhos revelam, que as palavras ditas não condizem com o que vai ao coração.

  Quando tinha minhas filhas pequenas, era muito raro encontrar uma mãe para falar das dores da maternidade. Eram tão perfeitas, e faziam as coisas de forma tão sensacional, que me sentia um monstro por achar que não era assim tão glamorosa assim a tal maternidade.

   E em vários momentos peguei essas mesmas ditas perfeitas mães, dividindo o fardo com avós, avôs e quem mais se dispusesse a dividir a tarefa.

   Aí comecei a me questionar das palavras que ouvia, das pessoas, passei a observar suas maneiras, decisões, comportamentos, e prestar menos atenção as suas vozes. Com frases tão ensaiadas, calculadas.

    O que me deixou feliz foi ver uma tímida, mas eficaz mudança neste contexto, muitas mulheres começaram a descrever que tudo tem dois lados e que a maternidade, tem seu lado obscuro, uma mãe pode se cansar, e  tudo bem, ela não deixou de ser uma boa mãe, somente falou a verdade que esta dentro de si.

   O mais importante para não cair na tentação das comparações é sempre observar comportamentos, a boca fala, mas o corpo desmente, os olhos revelam, os ombros demonstram.

   E aí como num passe de mágica, lá estará você, desvendando as verdades secretas, que mesmo a pessoa não verbalizando estão ali escancaradas, através de seus atos.

A série que me inspirou neste texto foi Lie To Me, Star+, que conta a história de um cientista que descobre como descobrir se uma pessoa esta mentindo, somente observando seus movimentos, seu corpo. Na série ele desvenda vários crimes com esta técnica.

Acompanhe mais sobre a escritora Li Couto em suas redes sociais: https://www.instagram.com/licouto/?igshid=2i81a3ty2vr2