Após três anos de queda, parque industrial do estado cresce 9,8%

Após amargar três anos consecutivos de queda, a indústria mineira registrou crescimento de 9,8% no ano passado, na comparação com 2020.

Foi o segundo melhor desempenho do país, ficando atrás somente de Santa Catarina (10,3%). O resultado ficou bem acima da média nacional, que foi de 3,9%.

Os segmentos que mais se destacaram foram veículos automotores, reboques e carrocerias, indústria extrativa e metalurgia. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro de 2021, o setor industrial mineiro teve uma expansão de 3,4% frente a novembro, que também foi superior ao resultado do Brasil, de 2,9%. O desempenho mensal de Minas Gerais foi puxado pela indústria extrativa.

Já em dezembro do ano passado frente ao mesmo período do ano anterior, o parque fabril do estado registrou queda de 0,3%. No entanto, a retração foi menor que a média nacional, de -5%.

Nessa base de comparação, os principais destaques foram a indústria extrativa, produtos alimentícios, veículos automotores, reboques e carrocerias e coque.

Além de Minas Gerais e Santa Catarina, Paraná (9%) e Rio Grande do Sul (8,8%), também lideraram o ranking dos maiores crescimentos em 2021.

Fonte: Agência Minas Gerais

Foto: Eugênio Sávio