A coordenação da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ibertioga convocou uma reunião com os comerciantes locais na tarde desta sexta-feira, 4 de fevereiro, para conversar sobre a situação dos casos de Covid no município.

A reunião contou com a participação do secretário Municipal de Saúde, Roberto Bedran, e ao longo da conversa o coordenador da Vigilância, Cleber Augusto, agradeceu a participação dos presentes, a colaboração de todos e explicou que o retorno à Onda Amarela do programa Minas Consciente foi uma forma de prevenção que se mostrou eficiente até o momento.

“Tivemos um aumento vertiginoso de casos neste início de ano. Até dia 3 de janeiro, tínhamos 266 casos positivos para Covid-19, 34 internações e 13 óbitos. Isso em quase dois anos de pandemia. A partir de 4 de janeiro até hoje foram 180 novos casos em um mês, com um óbito e uma internação. Hoje temos 12 casos confirmados para Covid-19 em isolamento domiciliar”, disse Cleber.

Ele explicou que a variante Ômicron da Covid-19 se mostra muito mais transmissível, porém como temos um alto índice vacinação, os sintomas da doença tem sido mais brandos.

Ibertioga tem servido de exemplo para outras cidades da região nas medidas de combate e prevenção à Covid-19. Isso graças ao esforço conjunto de vocês comerciantes e de toda a população. Se as medidas de prevenção continuarem e os índices melhorarem, em breve poderemos sair da Onda Amarela”, finalizou Cleber.

Além de abrir a palavra para quem quisesse fazer sugestões ou reclamações, a coordenação pediu que os comerciantes continuem colaborando e reforcem as medidas básicas de prevenção: distanciamento social, disponibilização de álcool gel e a não permissão de clientes sem máscaras dentro dos estabelecimentos.

Fonte e Foto: Prefeitura Municipal de Ibertioga