A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita de Jacutinga publicou neste sábado (15/1), um pedido para que os cidadãos redobrem os cuidados e continuem seguindo as orientações dos órgãos competentes de saúde, como o uso de mascaras, distanciamento social seguro e também ter sempre o álcool em gel. E ressaltou a importância de se tomar a vacina.

“Todo o país vem enfrentando um aumento significativo dos números dos casos de COVID-19 e também outras doenças similares. A falta de testes tornou-se uma preocupação não apenas da Prefeitura de Santa Rita de Jacutinga, mas também de centenas de outros municípios, dos estados e do próprio Ministério da Saúde.

Este fator foi determinante para o aumento na procura por atendimento, que, consequentemente, resultou na baixa no estoque dos testes.

O Centro do Covid-19 continuará trabalhando para acolher a população que procura atendimento após apresentar sintomas gripais. Para garantir que este atendimento siga acontecendo àqueles que mais precisam do serviço, o setor passará a adotar uma pré-triagem já na fila de espera na qual será avaliado a necessidade de realização da testagem. Desta forma, os atendimentos continuarão acontecendo, utilizando-se destes critérios.

Mesmo com tal aumento, percebemos que todos os casos até então são brandos, sendo os pacientes monitorados em casa, sem a necessidade de internações com o avanço para casos graves. Daí a importância da vacinação em massa, sempre respeitando o prazo informado pelos profissionais da saúde. Quanto mais pessoas se vacinarem, mais o vírus perde força e diminuem as chances do aparecimento de novas variantes. A vacinação é um ato de cidadania e amor ao próximo. Vacina SIM! ”

A Prefeitura finalizou informando a população que em caso de sintomas gripais, o cidadão deve procurar o Posto de Saúde.

Informações e Fotos: Santa Rita de Jacutinga