A cidade, que é famosa por sua cultura e música diversificada, será palco de um dos maiores eventos de artes integradas do Sul de Minas.

Entre os dias 3 e 30 de janeiro, São Thomé das Letras será palco de um dos maiores eventos de artes integradas do Sul de Minas e o maior de sua história: o 1° Festival de Artes Integradas Culturando na Montanha. O evento vai oferecer para toda a população mais de 230 horas de oficinas culturais, mostra de artes cênicas, mostra de cinema e irá realizar a 1 ª Virada Cultural da cidade, apresentando mais de 30 atrações, entre bandas e intervenções culturais. Para finalizar o Festival, tudo será registrado e fará parte do Minidocumentário Culturando na Montanha, que mapeará amplamente a cultura de São Thomé,  que é famosa por sua arte diversificada e única.

Na primeira etapa do Festival, entre os dias 3 e 28 de janeiro, será realizado o Ciclo de Oficinas Modelando Vidas, que oferecerá para a população de São Thomé, de forma gratuita, 28 cursos livres e de capacitação, nas áreas de artesanato, música, audiovisual, resgate da cultura local, gastronomia, entre outros, para públicos bem variados, atendendo desde de crianças e jovens em início de carreira, até a terceira idade. O objetivo principal do ciclo de oficinas é fomentar a arte educação na cidade, resgatando e ampliando a cultura local.

As oficinas serão realizadas na Casa de Emprego e Renda, na Casa de Cultura, Praça da Matriz, Cras (cidade), Cras (Sobradinho), Lar São Thomé dos Velhinhos (Asilo), Cantagalo, Pontinha e Paredão. As inscrições já estão abertas para toda a população de São Thomé e podem ser realizadas pelas redes sociais do evento ou presencialmente no Departamento de Cultura e Patrimônio (RECEPTIVO) e CRAS da cidade.“Estamos muito felizes com este projeto, pois ele será muito importante para o desenvolvimento de nossa cidade depois da pandemia. O projeto é muito amplo e rico, além de valorizar o artesão local e o nosso trabalho, o que é muito importante para nós, ele irá proporcionar o acesso da nossa arte para muitas pessoas, e essas experiências podem nos trazer muitos frutos, principalmente nas crianças que farão nossas oficinas” conta Simone Moisés, artesã de São Thomé que ministrará a oficina de reciclagem para produção de produtos artesanais. 

Além das oficinas, também serão realizados bailes no Lar São Thomé dos Velhinhos com discotecagem e o projeto Encine, que levará cinema para vários cantos da cidade e a Mostra de Artes Cênicas na Casa de Cultura.

Já nos dias 28, 29 e 30, último final de semana de janeiro, será realizada a 1ª Virada Cultural de São Thomé das Letras, apresentando o que há de melhor do cenário musical e artístico da cidade. Ao todo , serão mais de 40 atrações, com  30 bandas, dos mais variados estilos,  intervenções culturais de música, dança, contação de histórias, artes plásticas e outros segmentos, com aproximadamente 40 horas de programação. Entre as atrações confirmadas estão as bandas Derivados da Natureza, Esquina do Sucesso, Ventania, Jânio e Janil, entre tantos outros. 

Para finalizar o Festival, será produzido o Mini Documentário Culturando na Montanha, que irá registrar tudo o que vai acontecer durante o Festival e irá mapear amplamente a cultura da cidade. “O Festival , além de ter o objetivo de mapear a cena cultural e de dar uma valorização para o artista depois desses momentos de crises que estamos passando com a pandemia, tem como foco também mostrar a diversidade cultural e a riqueza que existe dentro de São Thomé das Letras. Estamos organizando uma rede cultural entre os artistas e produtores, valorizando mais a cultura e colaborando com o poder público no desenvolvimento de políticas culturais na cidade, questões que o Culturando vem pautando desde o início. O Coletivo Culturando na Montanha, idealizador deste projeto cultural,  é resultado da primeira ideia que foi a Oficina de Elaboração de Projetos realizada em parceria com o poder público. Estamos nos organizando para que juntos possamos evoluir e concretizar políticas públicas na cidade de São Thomé, fortalecendo o setor para que essas ações sejam contínuas , tanto na formação do artista, quanto em sua apresentação” afirma André M. Fernandes, produtor geral do Festival e membro fundador do Coletivo Culturando na Montanha.

O 1º Festival de Artes Integradas Culturando na Montanha é um evento gratuito e realizado com recursos da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais pelo Edital N° 01/2021 , tendo como proponente a Associação Cultura, Arte & Artesanato de São Thomé das Letras, conhecida por sua feira de artesanato, localizada na Praça da Matriz. 

 O Festival é uma realização do Coletivo Culturando na Montanha, Ama (Associação de Músicos e Artistas de São Thomé das Letras) e Ministério do Turismo, e tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras, Associação Cultura, Arte & Artesanato de São Thomé das Letras (proponente) e Casa de Cultura.

Todas as atividades propostas serão realizadas em conformidade com os protocolos sanitários vigentes no Município.

Fonte e fotos: Maíra Aragão