Neste mês de dezembro, o Campo das Vertentes será palco de um evento que busca resgatar algumas das tradições gastronômicas mineiras, e potencializar essas riquezas na microrregião, com objetivo de impulsionar os municípios como destinos gastronômicos para turistas de todo o mundo.

O “Trilha da Gastronomia” vai oferecer a participantes de 26 municípios do Campo das Vertentes a oportunidade de conhecer e se capacitar na produção de cinco produtos: queijos, doces, cachaça, biscoitos e cerveja. Cada município será contemplado com duas oficinas, totalizando, portanto, 52 oficinas, com 4 a 5h de duração, que vão envolver um público de 624 pessoas. As oficinas serão realizadas entre 9 e 17 de dezembro, mas o evento envolverá outras atividades. O projeto é realizado pela Trilha dos Inconfidentes, por meio da Lei Aldir Blanc. A Trilha dos Inconfidentes é uma organização sem fins lucrativos, que busca impulsionar o desenvolvimento da cultura e do turismo sustentável na região por meio da articulação

dos atores governamentais, empresariais e sociedade civil e da gestão de projetos de estruturação e promoção do destino.

O gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, afirma que o evento vai alavancar o turismo gastronômico no Campo das Vertentes. De acordo com ele, o projeto vai estimular muito o desenvolvimento do empreendedorismo na região. “Estamos extremamente felizes com esse aporte que vai entrar para as cidades do circuito. É algo inédito para a Trilha dos Inconfidentes receber um recurso para qualificar tanta gente. Serão mais de 600 pessoas. Vamos levar um pouco da nossa história, da gastronomia regional, resgatando sua origem, mostrando para essas pessoas que, por meio dessas capacitações elas podem empreender mais, e desenvolver a região como um todo”, declara. Ele afirma que toda a microrregião tem potencial para usufruir do turismo, uma vez que a gastronomia, juntamente com as belezas naturais, são os principais atrativos para turistas que vêm para a região. “É um resgate histórico mesmo da nossa origem gastronômica. O objetivo é proporcionar às pessoas uma valorização dos nossos principais produtos da região, e mostrar

que, com esses produtos, podemos fomentar a economia, incentivar o empreendedorismo, gerar emprego e renda, e deixar a nossa região mais preparada para receber mais turistas”, acrescenta.

Ele finaliza declarando que ainda virão muitas novidades para a região, por meio da Trilha dos Inconfidentes, que terá como foco, em 2022, o investimento em qualificação, promoção e comercialização dos produtos da região. “Vamos colocar realmente a nossa região na vitrine. Esse será nosso diferencial. Estamos profissionalizando cada vez mais o turismo nos 26 municípios associados, buscando o que há de melhor, com recursos para investir mais, e fazer com que o turismo seja essa mola impulsionadora da economia na região”, conclui.

OFICINAS

As cinco oficinas que serão oferecidas, serão ministradas por produtores tradicionais da região, que são referência em qualidade de seus produtos e que já têm experiência em recepção de turistas em suas propriedades. São eles:

Marciel Morais, produtor de queijo minas artesanal em Prados, que vai ministrar a oficina de queijo minas artesanal; Maria Auxiliadora Abreu, produtora de biscoitos em São Tiago; Gláucia Silva, que produz doces em  Alfredo Vasconcelos; Cláudio da Silva, Márcia Ferreira e Rodrigo da Silva, produtores da cachaça Velho Ferreiro, no Bichinho, distrito de Prados; e Mateus Silva, que produz cerveja artesanal em São João del-Rei.

Cada oficina terá duração de oito horas, e os participantes terão oportunidade de conhecer todo o processo de produção na prática, podendo também auxiliar em todo esse processo.

O “Trilha da Gastronomia” foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, no âmbito do estado de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura.

SERVIÇO

Evento: Trilha da Gastronomia

Data: 8 a 18/12/2021

Mídias Sociais:

Instagram Trilha dos Inconfidentes: https://instagram.com.br/tonatrilha

Site: http://tonatrilha.tur.br/

Facebook: https://www.facebook.com/trilha.dosinconfidentes

Contatos (Trilha dos Inconfidentes):

Marcus Januário: (32) 98888-8011

Mariana Azevedo : (32) 99973-8011

Coordenação:

Adriano Resende Margotti: (32) 99976-9285

Contato para imprensa:

Wanderson Nascimento: (32) 99976-0688

Fonte e foto: Wanderson Nascimento