Na última sexta-feira, 3 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou em Ibertioga a IV Conferência Municipal de Educação. A abertura foi feita pela secretária de Educação Luíza Bernadete e o evento contou com a participação do vice-prefeito, vereadores, pároco, secretários municipais, gestores, membros dos conselhos municipais de educação, estudantes, pais, professores, conselheiros tutelares, bem como munícipes em geral.

O Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação e o Plano Municipal de Educação são documentos e instrumentos que norteiam a educação. Então, Luíza Bernadete explicou que a IV Conferência Municipal de Educação é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE/2022) e por isso foi um momento de extrema importância para planejar e projetar ações futuras para a educação de Ibertioga (redes estadual, municipal e particular). “Por isso, a colaboração e participação de tantas pessoas foi imprescindível para o evento ter sucesso. Na área educacional precisamos pensar no coletivo, não agimos sozinhos”, disse a secretária.

Durante a IV Conferência Municipal de Educação foi apresentado pela presidente da comissão organizadora e relatora, professora Ilderléia, o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação e as notas técnicas. Em seguida, os participantes, após debates e reflexões, elaboraram propostas para que as metas sejam alcançadas.

O relatório final com as propostas será apresentado na Conferência Estadual de Educação e na Conferência Nacional de Educação, com datas a serem confirmadas.

A IV Conferência Municipal de Educação contou com a apresentação cultural da aluna Larissa Júlia Alves, que recitou a poesia “Dia da Infância”; e foi encerrada pela professora Dauricéia, presidente do Conselho Municipal de Educação.

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Ibertioga