Drogas, não entre nessa roubada. Ela te rouba a liberdade, a família, a saúde, a vida!

O Governo Municipal de Ibituruna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ação Social e o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), promovem uma campanha municipal de conscientização sobre o sério problema que as drogas representam para a sociedade como um todo e, principalmente, para os jovens.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ação Social, a campanha aborda os perigos e malefícios da dependência química. O objetivo é mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada no combate às drogas.

FIQUE POR DENTRO:

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), estima-se que todo ano 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas, das quais quase 200.000 acabam morrendo.

O uso e o tráfico de drogas constituem uma ameaça não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico em todo o mundo.

No entanto, apesar dos desafios que as drogas representam, é possível mitigar seu impacto promovendo abordagens que potencializam e apoiam as estratégias com base na família e na comunidade.

As mais exitosas abordagens de prevenção do uso de drogas incluem o papel essencial da família, da escola e da comunidade em geral no fortalecimento de fatores de proteção que garantam uma infância e uma adolescência saudáveis, livres de riscos e que ofereçam meios viáveis e legítimos de subsistência aos adultos.

De forma similar, os métodos mais sustentáveis e bem sucedidos na área de tratamento e atenção aos usuários são aqueles adaptados para as necessidades locais e integrados nos sistemas e serviços locais de saúde. Nas áreas de prevenção do uso problemático de drogas e ao enfrentamento do tráfico ilícito de drogas, as abordagens mais eficazes são as que têm a comunidade e a família juntos.

Fonte e Foto: Prefeitura Municipal de Ibituruna