Aconteceu neste domingo, dia 21/11, a Copa Judô de Itamonte, a qual teve a participação de cidades da região, do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença do prefeito municipal, Alexandre Filadelfo. Também estiveram presentes o secretário de esportes de Itamonte Adelson, o vice-presidente da Liga Sul Mineira de Judô, Luiz Cláudio Farinazzo, o pastor Amarildo – fundador do projeto Desafio Jovem Maanaim de Itamonte e o Sensei Alexandre Silva, de Itamonte, que conduziu a apresentação do campeonato.

A abertura oficial do campeonato, se fez através da execução do Hino Nacional e em seguida, o prefeito de Itamonte, Alexandre Filadelfo, fez o uso da palavra. O prefeito agradeceu e elogiou atletas e principalmente as famílias que apoiaram os mesmos para que pudessem estar no domingo, participando da competição. Em seguida, o secretário de esportes Adelson, fez uma homenagem ao prefeito, entregando uma medalha, sendo o primeiro premiado do dia.

O campeonato contou com a participação de cidades do Estado de Minas Gerais, como Dojô Atitude de Baependi, Academia Ogoxi de Caxambu, Associação de Judô Diego Madeira de Itanhandu, Judô em Ação de Itajubá, Prefeitura Municipal de Itamonte, Dojô Guilherme Maritaca de Juiz de Fora, Academia de Judô Matsunaga de Pouso Alegre, Dojô Atitude de Varginha. Também contou com cidades do Estado de São Paulo, como: Associação de Judô de Aparecida, Equipe Marcus Alves de Roseira, Associação de Judô de Piquete e por fim, representando o estado do Rio de Janeiro, a cidade de Resende, com a Associação de Judô Fortes.

A competição estava distribuída em diversas categorias: festival para as crianças de até 12 anos, sub-13, sub-15, sub-17, sub-18, sub-21, máster e amistoso especial, que contou com a presença de atletas como Daniele Ribeiro, de Itanhandu, que possui deficiência locomotora e é a primeira faixa preta da região e o atleta Luiz Otávio, da cidade de Caxambu, faixa cinza, com Síndrome de Down. Esse foi um momento de muita emoção do público, ao ver duas histórias de superação, podendo praticar o esporte juntas.

A classificação geral do campeonato ficou da seguinte forma: 1° Lugar – Resende – 125 pontos; 2° Lugar – Piquete – 78 pontos; 3° Lugar – Caxambu – 65 Pontos; 4° Lugar – Itamonte – 49 pontos; 5° Lugar – Aparecida – 42 pontos.

O evento respeitou todos os protocolos sanitários, como uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel.

Por Luiz Guilherme