“Seja muito bom, que eles não vão ter como ignorar você.” Steve Martin

O foco é também saber dizer não.
Steve Jobs em uma de suas citações, diz que “algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”
É preciso saber dizer: NÃO para as dúvidas, NÃO para as distrações, NÃO para outras necessidades que aparecem, NÃO para as oportunidades que surgem na nossa frente, NÃO para as dificuldades, NÃO para o cansaço e focar nos objetivos que nos movem.
Focar é muito mais que estabelecer metas, é escolher priorizar, definir um único objetivo e seguir fiel a ele até alcançá-lo, sem desviar o olhar da direção apontada.
Os melhores vendedores são pensadores estratégicos. Eles definem metas claras para o que desejam e desenvolvem planos de ação organizados para alcança-la. Pensam antes de agir, e então agem de forma decisiva. Planejam o trabalho e aprimoram o plano, decidindo com antecedência como irão, de onde estão para onde querem ir. Como profissional você reserva tempo nos fins de semana ou durante a noite para pensar como alcançará seus objetivos de vendas. Você não possui dúvidas sobre o que fará a cada minuto de cada dia. Sabe onde os clientes e os potenciais estão, e tem um plano para chegar até eles, mantendo sempre o foco.
Um dos grandes benefícios do pensamento e do planejamento estratégico é que ao se envolver com eles você aumenta o seu eu ideal e melhora a sua autoestima. Quanto mais você focaliza e se concentra em alcançar metas nítidas e escritas, mais satisfeito estará consigo mesmo e com sua carreira.
Para se obter excelentes resultados, o vendedor focado, em primeiro lugar, precisa traçar uma meta de vendas e isso inclui planejamento e estudo de mercado, com informações sobre o quanto espera-se que essa equipe venda.
O tempo é valioso para vendedores e lideranças de empresas. Por isso o foco em vendas é tão valioso dentro de uma estratégia de prospecção eficaz. Sem priorizar possíveis vendas, provável que os vendedores percam mais tempo que o necessário com contatos que não estão prontos para comprar e desperdicem bons clientes.

Por: Marcos Sipriano é Master Coach, formado pela SBCoaching, Palestrante, Mentor, e Pastor

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