Manipular ou ser manipulado, qual o pior?

   Em minha concepção, só há um manipulador, quando alguém aceita ser manipulado.   Acredito que o poder está nas mãos daquele que esta ouvindo a história, que lerá todas as informações que virão com ela.

   Voces vão dizer que não é verdade, que estou sendo fria e calculista, será?

   Pensem comigo, a tarefa mais difícil ao orientar nossos jovens, é fazê-los pensarem por si. Porque há uma cobrança muito grande de que sejam fiéis, aos pais, ao namoro, aos amigos, etc.   Esse mesmo jovem entra em conflito quando percebe que algo esta errado nas falas de seus pares, mas  a fidelidade a um grupo ou mesmo um familiar, o faz questionar o que esta verdadeiramente sentindo.

    Trabalhei com  adolescentes e crianças por muitos anos, a manipulação já começa na tenra idade, minha maior preocupação, sempre foi com o manipulado, era nele que concentrava minha energia, pois sabia que muitos manipuladores estariam a espreita no decorrer de sua vida.

   E para pelo menos garantir que ele perceberia, estava sempre aconselhando a seguir suas próprias ideias, o que mais me chamava a atenção nesses momentos de aconselhamento era o medo de ficarem sozinhos. Ao que eu dizia, novos amigos aparecerão. E isso sempre acontecia. Lógico que infelizmente não tive sucesso em todas minhas abordagens, mas garanto que em boa parte sim.

  É no fortalecimento da personalidade do manipulado que vamos afastar este fantasma da vida de qualquer um.

  Você dirá, mas não é fácil, verdade, no começo achamos que não vamos conseguir, mas garanto que sim. A primeira coisa a fazer é perceber que esta sendo manipulado, pois quando isso acontece, sentimos um desconforto bem na região, abdominal, como se tivesse sendo apertada.

  Se em alguma conversa ele aparecer, atente-se pode ser uma manipulação, proteja-se, confiando nos seus instintos, saiba que todos nós somos capazes de discernir entre o que é bom e o que é ruim. Mas o principal é perder o medo de ficar sozinho. Todo manipulador joga com isso, se uma pessoa te ameaçar, fuja desta amizade. Porque ela é tudo menos uma amizade.

   E quanto ao manipulador? Esse irá procurar outra vítima, infelizmente, mas muitas vezes, ao perceber que não terá sucesso, ele muda de estratégia e passa a te respeitar, pois percebeu que sua máscara caiu, e se essa pessoa esta inserida em sua família, a relação será mais perto da normalidade possível. O importante é estar atento aos seus instintos. Não há necessidade de conflito, mas de percepção. Só isso já basta para afastar esse comportamento do outro com relação a você.

O filme que me inspirou foi A menina que matou os pais, Amazon Prime, do caso Suzane, a garota matou o pai e a mãe com a ajuda do namorado.

Conheça mais sobre Li Couto https://instagram.com/licouto