Iniciaram nesta sexta-feira(15/10), pela Secretaria de Saúde, atividades referentes à campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Os eventos contaram com palestras informativas sobre autoexame e nutrição, depoimentos, consultas com enfermeiras e ginecologista, que aconteceram no Posto de Saúde da Família (Safira), no período da manhã.

Na quarta-feira (27/10) , haverá o Dia D, com atividades voltadas para as mulheres na Praça Barão de Santa Clara, a partir das 9h da manhã.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Confira a programação::

Terça-feira (19/10), às 9h – Palestra Nutrição

Quarta e quinta-feira (20/10 e 21/10), consultas com enfermeiras e ginecologista (com agendamento prévio)

Sexta-feira (22/10), às 9h – Aula Terapia Relaxante

Terça-feira (26/10), às 9h – Palestra Depoimento

Quarta-feira (27/10), a partir das 9h – Dia D na Praça

Informações: Prefeitura Municipal de Rio Preto

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Preto