A Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas, por meio da Secretaria de Educação, apresentou, na quarta-feira, dia 6 de outubro, os programas Prefeito Amigo da Criança e Busca Ativa Escolar.

A reunião, realizada na Escola Municipal São Vicente Ferrer, contou com a presença do prefeito Lili do Gás, de outros integrantes da administração municipal e de representantes da Câmara Municipal, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de instituições da sociedade civil.

São Vicente agora faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, ação audaciosa e de extrema importância para todo o muncípio.

Com a adesão ao programa, o Prefeito Lili assumiu o compromisso de priorizar crianças e adolescentes, que passam a ocupar o centro das políticas públicas municipais.

Depois de assinado o termo de adesão, estão em execução os trâmites para implementação do programa. A agenda de trabalho já prevê a realização de atividades até o ano de 2024.

O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 e, pela primeira vez na história de nossa cidade, um prefeito assume um compromisso de tamanha relevância para o futuro São Vicente de Minas.

“É importante destacar que as ações não envolvem apenas a Secretaria de Educação, mas também as áreas da assistência social, da saúde e da cultura, os diversos setores do executivo e representantes da sociedade civil. Todos têm importante participação para que o trabalho tenha sucesso”, lembrou o prefeito Lili, em sua fala, na abertura do evento.

O Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão e a evasão escolar. O programa permite o envio pela internet, via aplicativo ou por SMS, de informações relativas a crianças e adolescentes que não estejam matriculados.

Por meio do slogan “Fora da escola não pode!”, o Busca Ativa garante a inclusão de novos estudantes mesmo que o estabelecimento escolar esteja funcionando em outros formatos, que não o ensino presencial.

“A implantação dos dois programas garante um importante salto na qualidade de vida em nosso município, graças ao investimento nas novas gerações, que representam o nosso futuro”, conclui o prefeito Lili.

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas